A contar para a jornada inaugural, e após a honrada prestação da Madeira no Torneio Interassociações SUB-17 Feminino de futsal da época passada - com três vitórias nos três jogos finalizados, que concedeu um calendário exigente e desafiante na corrente época desportiva com jogos frente a algumas das melhores Seleções do País: Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Viseu, as madeirenses voltaram a demonstrar determinação e atitude, tendo alcançado a vitória frente à congénere de Lisboa no primeiro momento competitivo deste evento nacional de Seleções Distritais e Regionais.

Iniciada a partida - seguida pelas oportunidades de Inês Ornelas e Lara Perestrelo que demonstraram a vontade insular em alcançar a glória, Lara Pestana abriu as hostilidades pelas cores regionais com um forte remate, que teve também como protagonista Sara Nóbrega que assistiu para o golo madeirense após uma recuperação de bola. 



A Seleção de Lisboa, dotada de jogadoras muito capazes tecnicamente e militantes nas fileiras de equipas como SL Benfica, Sporting CP e SC Leões de Porto Salvo, conseguiram chegar ao empate no marcador após aproveitamento de uma bola perdida na grande área madeirense.

Até ao intervalo, a Seleção de Lisboa daria a volta ao marcador, a pouco mais de 5 minutos do descanso. A Madeira teve oportunidade para empatar a partida, mas os ferros da baliza lisboeta travaram as intenções de Lara Perestrelo.



Revigoradas as energias ao intervalo, o recomeço da partida trouxe mais um revés para a formação madeirense com o tento que aumentaria a vantagem da Seleção de Lisboa para dois golos. 
Embora o resultado, as madeirenses demonstraram a sua competência e bravura, nunca desistindo da partida, tendo a sua vontade sido premiada com o empate em pouco mais de um minuto. O início da reviravolta épica no marcador foi construído por Lara Perestrelo, que entrou na área lisboeta e assistiu para Carolina Ferreira, tendo finalizado sem possibilidade de defesa para a guarda-redes adversária. 



Carolina Ferreira, com um remate forte e convicto fez o bis no encontro, conquistando o empate e alavancado a competência da seleção insular, a pouco menos de 10 minutos para o fim.



Com o empate no marcador, ambas as Seleções demonstraram os seus atributos e vontade de vencer, tendo a Seleção de Lisboa encontrado na guardiã Leonor Barreto a maior opositora, com um desempenho de grande nível na defesa da baliza madeirense. 



A pouco mais de três minutos para o fim, Sara Nóbrega marcou o golo que viria dar a vitória à Madeira, para exaltação e gáudio das selecionadas de Acácio Machado, que viram premiadas toda a dedicação, esforço e competência empregadas no encontro. 



A Seleção da Madeira voltará ao Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros para disputar o próximo encontro, que está agendado para as 15:00 desta quarta-feira, frente à congénere de Viseu. 



Fotografias e texto: Roberto Silva