Rui Marote - líder associativo, presidiu a sessão de abertura da Formação Contínua de Treinadores de Futebol e Futsal, que teve também a representação da Direção Regional de Desporto pelo respetivo Diretor Regional David Gomes. Os líderes das respetivas entidades deram as boas-vindas aos formandos, dando início aos trabalhos que perduram até ao final do dia.



Jorge Boim, Mental Coach de Alta Perfomance foi o primeiro formador a subir ao púlpito para munir os formandos de novos conhecimentos sobre a importância da comunicação com os jovens jogadores. 



Pedro Pereira, membro da equipa técnica de Paulo Bento, falou sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, e da sua experiência como fisiologista da Seleção Nacional da Coreia do Sul, aquando da sua participação no Mundial de 2022, decorrido no Qatar. 



Após o almoço, Rui Mâncio - formador da UEFA, FPF e dos Cursos de Treinadores de Futebol da AF Madeira, tomou da palavra para trespassar conhecimentos sobre a "Modelação Tática".



Leonel Pontes, fechou os trabalhos para os treinadores de futebol com instruções sobre a carreira de treinador desde o seu início, até ao alto rendimento. 



Os treinadores de futsal, absorveram os conteúdos adquiridos através das preleções de Jorge Boim e Pedro Pereira, tendo as intervenções do treinador de futsal Nuno Antunes versado os princípios e fundamentos do jogo de futsal, desde os primeiros passos na formação até à alta competição.



Os trabalhos dos treinadores de futsal foram além das orientações teóricas, tendo decorrido no Pavilhão dos Salesianos a formação prática com jogadores convidados do CD Escola Francisco Franco e CS Marítimo.




A Direção da AF Madeira agradece aos preletores convidados pelas suas intervenções nas ações formativas, além dos patrocinadores e Gabinete Técnico da AF Madeira que edificaram o evento que juntou quase 150 treinadores para novo crescimento formativo que terão reflexos positivos dentro e fora de campo.

As ações formativas aos treinadores madeirenses continuarão nos próximos meses, cujas informações serão conhecidas oportunamente.


Fotografias e texto: Roberto Silva