A Seleção Nacional Feminina, que nos últimos tempos tem escrito belos capítulos da história do futebol feminino português com a qualificação para o Mundial de 2023 que se realizará na Austrália e Nova Zelândia, deu um novo passo na sua preparação para o evento mundial com um particular frente à congénere do Japão.

Antes do compromisso de preparação, a madeirense Fátima Pinto, recebeu das mãos de Mónica Jorge - Diretora para o futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol o galardão que consagra a insular com a bela marca das 75 internacionalizações de quinas ao peito.



Recorde-se que a estreia de Fátima Pinto aconteceu em 26 de outubro de 2013, diante da Holanda, num jogo de apuramento para o Mundial de 2015. Desde então, a jogadora madeirense participou em dois Campeonatos da Europa, em 2017 - Países Baixos e em 2022 - Inglaterra, e qualificou-se para o primeiro Campeonato do Mundo.

A jogadora somou o jogo 75 em 11 de outubro de 2022, frente à Islândia, no segundo jogo do 'play-off' de acesso ao Mundial, que Portugal venceu por 4-1. Esta sexta-feira, diante da seleção nipónica, Fátima Pinto cumpriu o jogo 78.

Antes de se estrear na principal seleção feminina, a médio brilhou, com apenas 16 anos, no Campeonato da Europa de sub-19, em 2012, naquela que foi a primeira fase final feminina de Portugal.

Fotografias: Hernâni Pereira/FPF
Texto: Roberto Silva