Recordando o trajeto das equipas presentes na grande final, a AD Pontassolense garantiu a qualificação para o jogo de todas as decisões após ter batido o CD Nacional na 2.ª eliminatória, e através dos pontapés de grande penalidade ter vencido o CF Caniçal e a ADRC "Os Xavelhas", nos quartos e meias-finais, respetivamente. O SC Santacruzense - emblema militante no Campeonato Regional de 1.ª Divisão, progrediu até à final após vitórias consecutivas sobre o CF União da Bola, CF Carvalheiro, AD Porto da Cruz e CS Juventude de Gaula, sendo estes últimos dois clubes militantes do Campeonato Divisão de Honra Regional.

A cerimónia de entrega de medalhas abriu as hostilidades do jogo que decidiria o vencedor da Prova Rainha do futebol madeirense. Jorge Carvalho - Secretário da Educação, Ciências e Tecnologia, a Vereadora da Câmara Municipal da Ponta do Sol - Cláudia Canha, e José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira. 



Iniciada a partida, com ascendente inicial da formação da Ponta do Sol, teve os seus esforços premiados com o adiantamento no marcador na passagem do minuto 12, por Diogo Sousa. O jovem atacante aproveitou uma desatenção defensiva para colocar a formação pontassolense a vencer. 



Durante o decorrer dos minutos, ambas as formações apresentaram oportunidades para marcar, mas sem grande perigo. Até ao apito de João Reis para o intervalo, a partida manteve-se sem alterações no marcador.

Após o descanso, os santacruzenses colocaram sobre o terreno de jogo toda a sua determinação em reverter o resultado desfavorável.



Embora as oportunidades criadas, e diversas com perigo para a baliza do guardião Carin, foram os pontassolenses aumentar a vantagem através do inevitável Diogo Sousa. Ao minuto 82, o bis foi construído por uma jogada individual que só foi finalizada com um forte remate com destino à baliza do guarda-redes Hilário. 



Com o segundo golo do Pontassolense, as contas do jogo foram seladas a favor do emblema proveniente da Ponta do Sol, que desta maneira, ergueu a quarta Taça da Madeira. 



O troféu foi entregue pelo Secretário Regional da Educação Ciência e Tecnologia.

Poderá rever todas as incidências da partida através do canal do youtube do Canal 11, inclusivamente, ver o jogo na íntegra e com comentários, a partir das 10:00 desta segunda-feira.


Fotografias e texto: Roberto Silva