CD Escola Francisco Franco "A", CS Marítimo, Estrela da Calheta FC e SC Porto Santo apuraram-se para as meias-finais da Taça da Madeira após uma honrosa participação durante a primeira fase.

Apuraram-se para o jogo de todas as decisões o CD Escola Francisco Franco "A" - após vitória sobre o Estrela da Calheta FC, e o CS Marítimo na sequência de vitória nas grandes penalidades sobre o SC Porto Santo. Sob medida disciplinar, o CS Marítimo saiu derrotado do encontro, subindo à final o emblema portosantense.

A grande final - antecedida da entrega de medalhas por parte do Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira, teve como mote o equilíbrio entre as equipas em jogo. Os estudantes adiantaram-se no marcador e chegaram à vantagem de dois golos através dos tentos de Alexandro Santos e João Faria. A resposta dos sportinguistas não se fez esperar, tendo Pedro Pereira e Pedro Câmara empatado a partida até à chegada do intervalo. 

Revigoradas as forças dos finalistas, a segunda parte brindou mais 20 minutos cronometrados de bom futsal. Os portosantenses conseguiram adiantar-se no marcador pela primeira vez, a aumentar a vantagem para dois golos, por Rodrigo Amaro e Afonso Menezes, respetivamente. Já perto do cair do pano, os estudantes conseguiram diminuir a vantagem, embora sem efeitos práticos no encontro do vencedor da prova: o Sporting Clube do Porto Santo.

O troféu foi entregue por José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira.

O Estrela da Calheta FC conquistou o terceiro lugar do pódio, por consequência da falta de comparência do CS Marítimo.

Recorde-se que o SC Porto Santo - campeão regional em título, é o representante madeirense na Taça Nacional SUB-17 de Futsal. A prova nacional terá o play-off de acesso à final da prova no fim-de-semana de 17 e 18 de junho. A presença na final, garantirá a subida do emblema do Porto Santo ao Campeonato Nacional SUB-17 de Futsal, onde milita o CS Marítimo.


Fotografia: Acácio Machado
Texto: Roberto Silva