Conquistadas duas vitórias nos primeiros dois jogos na edição de 2023 do Torneio Lopes da Silva - frente a Angra do Heroísmo e Viana do Castelo, a Seleção da Madeira teve o terceiro compromisso nesta manhã de terça-feira, no Municipal de Celorico da Beira, frente a Santarém.

Antecipando o rolar do esférico, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira e o representante da AF Santarém trocaram ofertas comemorativas do encontro.



Num jogo onde somente a vitória interessaria para as hostes madeirenses, foi a Seleção de Santarém que durante o minuto 21 da partida se adiantou no marcador.



À beira do intervalo, a Seleção da Madeira teve a oportunidade para igualar o resultado, mas o remate de Henrique Vale à direita do ataque madeirense foi para fora.

Após o descanso, a determinação dos jogadores madeirenses em apurar-se para a liga de elite do Torneio Lopes da Silva foi demonstrada em campo, sendo o tento de Lucas Rodrigues na passagem do minuto 35, o indício da bonita reviravolta no marcador a favor das cores insulares. 



A premiar a vontade dos jovens madeirenses, o golo da "remontada" no marcador fez-se por Gonçalo Franco a pouco menos de 5 minutos para o fim do tempo regulamentar. 



A confirmação do apuramento insular foi dada pelo capitão Nélio Batista, através da conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta em zona proibida sobre Gonçalo Franco, já perto do cair do pano.



A Seleção da Madeira, com o apuramento para a "Liga de Platina", jogará na Série "B", com as congéneres de Aveiro e do Porto nos próximos dois dias.

O Estádio Municipal de Belmonte receberá a primeira partida da 2.ª Fase, estando agendado para as 11:30 o pontapé-de-saída do encontro frente à congénere de Aveiro. O emparelhamento dos jogos:



Poderá ainda consular o emparelhamento dos jogos da 3.ª Fase:
- Torneio Lopes da Silva 2023 - 3.ª Fase


Fotografias e texto: Roberto Silva