Após a qualificação histórica e respetiva participação pioneira no FIFA Women's World Cup 2023, a Seleção Nacional Feminina - das insulares Fátima Pinto e Telma Encarnação, finalizou a sua participação no evento mundial após o encontro frente aos Estados Unidos da América, a contar para a última e terceira jornada da fase de grupos.

Jogando olhos nos olhos frente às campeãs do Mundo, as protagonistas de uma entrega e competência ímpares, ultimaram a sua participação com um empate sem golos, num jogo que poderia ter vencido fruto das oportunidades criadas e da ocasão clamorosa ao cair do pano por Ana Capeta. A madeirense Telma Encarnação entrou em jogo nos últimos minutos do encontro, sendo Fátima Pinto opção não utilizada pelo Selecionador Nacional.

Além-fronteiras e com contornos globais, as navegadoras orgulhosamente demonstraram a raça e bravura do ADN luso, prestando o verdadeiro significado à sua missão: a representação do futebol feminino português.

Recorde-se que as comandadas de Francisco Neto perderam o jogo inaugural frente aos Países Baixos, e venceram seguidamente a congénere do Vietname - estando a madeirense Telma Encarnação em evidência pelo primeiro golo luso num Mundial, e ser considerada Player Of The Match pela FIFA. Conquistados quatro pontos, as navegadoras foram eliminadas do Mundial de cabeça erguida, militando no terceiro lugar do grupo, com menos um ponto que os EUA e três que o líder Países Baixos.

A Direção da Associação de Futebol da Madeira agradece às jogadoras madeirenses Fátima Pinto e Telma Encarnação, restantes jogadoras, equipa técnica e Direção da Federação Portuguesa de Futebol pelo feito e honrosa representação alcançados, tornando a participação pioneira das jovens lusas referência para as gerações vindouras e futuras representantes do futebol português.


Fotografia: Hernani Pereira/FPF
Texto: Roberto Silva