Realizou-se no Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa, a memorável edição de 2023 da Gala "Quinas de Ouro".

Cerca de 500 jovens jogadores e jogadoras de todos os distritos e ilhas marcaram presença no evento que juntou ainda mais de 20 jovens árbitros representantes das respetivas Associações Distritais e Regionais de Futebol.

O evento que primou pela exaltação da formação e dos jovens valores portugueses, teve a representação da AF Madeira pelo seu líder Rui Marote, estando 21 jogadores e jogadoras madeirenses em representação dos seus clubes. João Mendes representou ainda a arbitragem da AF Madeira, como jovem promessa da arbitragem regional. 



Numa noite de galardões, além do estrelato evidenciado aos jovens lusos(as) com a criação de uma fun zone com eFootball, jogos didáticos e lanches, os escolhidos subiram ao palco por diversas ocasiões para participar nos momentos altos da noite.



À luz das quinas, foram diversos jogadores e jogadoras galardoados(as), sendo as navegadoras - onde militaram Fátima Pinto e Telma Encarnação, também alvo de reconhecimento pela caminhada e pioneira participação num Mundial feminino. Recorde-se ainda a conquista de Telma Encarnação pelas cores lusas, tendo a madeirense apontado o primeiro golo de sempre das navegadoras num jogo do Mundial.



O CD Nacional, foi distinguido com o prémio "Excelência na formação", tendo Miguel Alves recebido o galardão das mãos de José Couceiro.



O evento realizado pela Federação Portuguesa de Futebol voltará na próxima época, com a promessa de novos reconhecimentos dos melhores de sempre do futebol e futsal lusos.


Fotografias: Roberto Silva e FPF
Texto: Roberto Silva