Após um empate na jornada inaugural frente à Seleção da Horta, e uma vitória sobre a congénere de Ponta Delgada, a Seleção da Madeira jogou hoje frente à congénere de Angra do Heroísmo. 

José Spínola representou a AF Madeira na troca de cumprimentos e ofertas entre as comitivas da anfitriã Horta e de Angra do Heroísmo, antes do apito inicial. 





Num jogo onde só a vitória interessava às intenções madeirenses, a Seleção de Humberto Fernandes demonstrou-se forte, determinada e plena de aptidão para a obtenção do objetivo proposto, tendo-se batido frente à líder do grupo, num jogo intenso.

A vontade de vencer da seleção madeirense - num jogo equilibrado e com ligeira superioridade da seleção adversária durante os primeiros minutos, fez-se primeiramente demonstrar pelo cabeceamento de Emanuel Santos, que saiu ligeiramente ao lado da baliza açoriana. 



Face às oportunidades de Angra do Heroísmo, o guardião Marco Jesus demonstrou-se intransponível, segurando o resultado que até ao momento seria vantajoso para a seleção angrense.

Sem golos durante a primeira metade da partida, foram nos seguintes 45 minutos que a Madeira viraria o jogo com contornos decisivos a seu favor. Os madeirenses, decididos e com foco redobrado ao objetivo proposto, demonstraram por diversas vezes junto da baliza angrense as suas intenções. 



Embora a supremacia madeirense, a Seleção de Angra do Heroísmo adiantou-se no marcador por João Silva, durante o minuto 71 da partida.



Face à contrariedade, os madeirenses nunca deixaram de acreditar na passagem e elevaram a sua entrega e resiliência. Na passagem do minuto 75, Leonardo Rocha aproveitou da melhor maneira uma defesa incompleta do guardião angrense para igualar o resultado, que ao momento, ainda adequado ao propósito da Seleção de Angra do Heroísmo.



Miguel Brito, consumou a reviravolta no marcador logo dois minutos depois do empate, dando, de cabeça, a sequência certa ao cruzamento de Cláudio Teixeira desde a direita do ataque madeirense.



Após o festejo apoteótico das hostes madeirenses, com energias revigoradas e aproximação do objetivo definido, a concentração nos últimos minutos saiu premiada com a manutenção do resultado positivo e respetiva passagem à fase final.



Embora a vitória da Seleção da Madeira e respetivo mérito dos jogadores de Humberto Fernandes, a congénere de Angra do Heroísmo demonstrou-se competente, podendo no cômputo dos 90 minutos, ter consumado a passagem à fase final, relevando a competitividade demonstrada em todos os jogos da fase zonal.

Poderá rever todas as incidências da partida através da seguinte ligação:
- AF Angra do Heroísmo vs. AF Madeira | YouTube | AF Horta

A fase final será disputada entre 29 de fevereiro e 3 de março, estando em jogo as seis Seleções finalistas, divididas em dois grupos. Os vencedores de cada grupo, após a disputa de três jornadas, qualificar-se-á para a final. A par da AF Madeira, qualificaram-se para a fase decisiva: AF Braga, AF Castelo Branco, AF Lisboa, AF Setúbal e AF Viseu. A composição dos grupos será conhecida após sorteio realizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

A Direção da AF Madeira, assim como o seu Gabinete Técnico, agradece a prestação e entrega dos jogadores madeirenses, além dos seus clubes filiados que cederam os jogadores, demonstrando a qualidade do futebol praticado na Madeira até à fase final, que dará acesso à fase europeia do UEFA Regions Cup.


Fotografias e texto: Roberto Silva