Festa da Taça no Funchal! O CD Ribeira Brava venceu a ACDR São Martinho após num jogo eletrizante - que dignificou ambas as coletividades e os simpatizantes que encheram o Pavilhão da Escola Francisco Franco durante esta noite de sábado.

A final entre as coletividades da Ribeira Brava e do Funchal confirmou o jogo emocionante que se previa após a boa campanha realizada pelas equipas durante as fases primárias da Taça da Madeira e na Honra Regional. 

Antes do apito inicial de Paulo Ornelas, o Diretor Associativo José Manuel entregou as medalhas às três equipas em jogo, conjuntamente com o Presidente do Conselho de Arbitragem, Francisco Costa.

Elevado o sentimento de dia de decisões na Prova Rainha do futsal madeirense com a entrega das medalhas e consequente fotografias oficiais das formações finalistas, os jogadores de ambas as equipas entraram em campo com a vontade máxima em erguer o troféu rei do futsal insular. 

Os viscondes iniciaram a construção do resultado por Ricardo Pestana a pouco menos de três minutos do apito inicial. Com a passagem dos minutos, embora a formação do São Martinho demonstra-se estar melhor na partida, a eficácia do ataque visconde compunha o resultado ao ser favor. Aquando do minuto 10 da partida, o autogolo de João Celino aumentou a vantagem para os dois golos, estando ainda reservado o terceiro golo antes do intervalo por intermédio de mais um autogolo, desta feita por José Henriques.
O intervalo trouxe frescura e resiliência ao emblema funchalense, estando Luís Gerardo em evidência ao marcar o primeiro golo do hat-trick que assinaria durante a segunda parte. Embora o golo do São Martinho, Ricardo Pestana, restabeleceu a vantagem para os três golos, menos de dois minutos depois. Sem nada a perder, a quatro minutos do fim, o cinco para quatro deu frutos para as cores de São Martinho, diminuindo a vantagem para dois golos. Apesar de novo golo a 44 segundos do fim com recurso ao guarda-redes avançado, o título não escapou ao conjunto visconde, liderado por Marco Azevedo, que coleciona mais um troféu ao seu vasto espólio de conquistas no panorama do futsal madeirense.

José Manuel representou a Direção da AF Madeira e entregou o troféu ao capitão do Ribeira Brava, que consagra a vitória e o passaporte para a representação madeirense na Prova Rainha do Futsal Português: a Taça de Portugal PLACARD. Até lá, os viscondes disputarão a Taça das Taças frente à AD Pontassolense, vencedor da Honra Regional de Seniores de Futsal.




Fotografias e texto: Roberto Silva