O primeiro de pelo menos dois dérbis antevistos para a corrente edição do Campeonato Nacional SUB-19 de II Divisão decorreu durante a tarde deste sábado, no Cristiano Ronaldo Campus Futebol Estádio.

O enérgico e emotivo dérbi insular confirmou as expectativas criadas, tendo os jovens de ambas as coletivas despontado um jogo de futebol muito vivo, em benefício do futebol e dos espetadores de ambos os emblemas.



Martim Bulic confirmou a ligeira superioridade do Marítimo ao longo dos minutos com o golo inaugural a meros segundos da chegada do intervalo.



Três minutos após o reatamento da partida, Bulic confirmou o estatuto de homem do jogo ao marcar o segundo tento da partida e o respetivo alargamento da vantagem para os verde-rubros.



A resposta dos jovens de João Sousa não se fez esperar. Anis Tachefini, com a baliza à sua mercê, não conseguiu iniciar a desejada "remontada" no marcador, tendo desperdiçado uma oportunidade de ouro para o primeiro tento dos alvinegros. À passagem dos minutos, os nacionalistas não conseguiram converter em golo as oportunidades criadas, estando também o Marítimo atento e com ocasiões para visar novamente a baliza adversária.



Nos descontos, Roberto Tiapa conseguiu - com um golo de belo efeito, reacender a esperança alvinegra, mas sem evidências práticas no resultado final, que confirmaria a vitória forasteira.



No próximo momento competitivo, o Nacional receberá o líder Alverca e o Marítimo irá até Sintra disputar o jogo em atraso frente ao Sintrense. O próximo dérbi, será jogado em fevereiro a favor da jornada 18, e última da fase inicial da prova. 


Fotografias e texto: Roberto Silva