Dia de alegria e brilho das mulheres madeirenses no Campo Adelino Rodrigues com a realização da edição anual da Festa do Futebol Feminino.



Desde as petizes até às iniciadas, as madeirenses brincaram, jogaram e estimularam a sua alegria com a prática do desporto-rei durante as horas da manhã deste sábado.



A competição formal esteve escalonada para as benjamins, infantis e iniciadas, ficando-se a conhecer os emblemas vencedores após os respetivos jogos. 



As benjamins da ADRC "Os Xavelhas" venceram a respetiva prova.



As verde-rubras, venceram na categoria de infantis, estando o ceptro reservado para as iniciadas do CF Caniçal.





O Desporto Escolar da Madeira esteve também presente, com a participação de equipas da Escola Gonçalves Zarco, Bartolomeu Perestrelo e do Caniço, reforçando a parceria com a AF Madeira.



O amor pelo futebol nasce após o primeiro pontapé na bola, sendo transversal a todas as praticantes que durante a manhã de atividade se divertiram com a prática do desporto-rei. Além da participação das jovens jogadoras madeirenses, os amigáveis entre jogadoras das Seleções da Madeira, permitiu a inclusão das veteranas que ajudaram a edificar o futebol no feminino nos dias de hoje.



À participação das jogadoras insulares, alia-se a arbitragem que esteve também em evidência com a participação das árbitras Ana Nóbrega, Carolina Fernandes e Graça Camacho.



Encerrou-se a atividade com chave de ouro, com a entrega de lembranças por parte das entidades envolvidas: AF Madeira representada pelo Presidente Rui Coelho e Vice-Presidente Pedro Araújo, Direção Regional de Desporto pelo seu Diretor Regional David Gomes e o Desporto Escolar pelo seu Chefe de Serviços Elmano Santos. Joana Tilly, representou ainda a Federação Portuguesa de Futebol e a sua equipa técnica feminina.



A AF Madeira agradece aos seus apoiantes que ajudaram à realização do evento. Agradece-se à Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto Brisa Maracujá, à Banana da Madeira e as jogadoras das equipas femininas e Seleções da Madeira, que além da representação da Madeira nos eventos interassociativos, ajudam a construir o futuro do futebol no feminino.



Fotografias e texto: Roberto Silva