Após a derrota frente ao Porto e vitória sobre Portalegre, o escalonamento do evento interassociativo conjugou o embate frente a Braga para determinar a quinta posição da classificação geral.

Novamente no Campo do Calvário - reduto do SC Vila Real, a Seleção de Braga iniciou a partida com maior pendor ofensivo, tendo as madeirenses correspondido da melhor maneira, sabendo aproveitar as oportunidades para subir no terreno e defender a baliza insular. A mudança regularmente exigida das jogadoras em campo aos 20 minutos da partida, brindou à Seleção da Madeira a subida de rendimento, tendo-se registado diversas oportunidades para marcar o primeiro golo da manhã. Leonor Rodrigues, avisou a formação bracarense das intenções madeirenses ao mandar um remate à trave, estando reservado para os minutos seguintes o golo que seria decisivo. A mesma Leonor Rodrigues cobrou a falta à entrada da área do Braga, tendo Madalena Martins assinado o único golo da partida na sequência da defesa incompleta da guardiã nortenha. Logo após o golo, as jogadoras recolheram ao balneário, consumando-se o intervalo.

Passados os 10 minutos de descanso, as jogadoras madeirenses voltaram, demonstrando novamente a sua qualidade sob o sintético do "Lobo do Marão". Embora a determinação das adversárias em, pelo menos, empatar a partida, as madeirenses continuaram a empenhar os seus atributos, conseguindo, por diversas vezes, chegar à área adversária para aumentar a vantagem no marcador. O passar dos minutos expôs o cansaço - em especial das insulares face ao insano esforço dos dois prévios jogos em condições desafiantes para a prática desportiva. Apesar das dificuldades, as madeirenses demonstraram o seu compromisso, ao lutar dentro das quatro linhas pela vitória, tendo com enorme determinação e galhardia, conseguido defender, nos últimos minutos, a sua baliza e amealhar o 5.º lugar da classificação geral.

A Seleção da Madeira, orientada por Nuno Cruz e Andreia Neves, conquistaram o honroso quinto lugar, tendo demonstrado - com especial incidência nesta partida, às treinadoras nacionais presentes - Joana Tilly e Inês Aguiar, as qualidades das madeirenses, que nas próximas semanas poderão ser chamadas às Seleções Nacionais de futebol. 


A Direção da Associação de Futebol da Madeira, liderada por Rui Coelho, assim como o Gabinete Técnico - representado pelo Selecionador Nuno Cruz e Treinadora Andreia Neves, agradecem às jogadoras pelo seu desempenho, que dignificou as cores regionais durante todo o seu percurso na fase zonal e final do evento interassociativo, melhorando a classificação da época passada.

Fotografia e texto: Roberto Silva