Os árbitros e árbitras madeirenses estiveram durante esta manhã na Escola Horácio Bento Gouveia, para umas horas de formação e novas aprendizagens. 

A manhã de instrução e partilha de conhecimentos, foi iniciada com um teste teórico às suas competências, antecipando o arranque oficial do evento formativo. 



Rui Coelho - Presidente, representou a Direção da AF Madeira, estando o Governo Regional representado pelo Diretor Regional de Desporto, David Gomes. Roberto Santos - novo figurante na liderança do Conselho de Arbitragem, esteve na mesa de honra, onde coabitaram outros novos elementos da sua equipa: Flávio Silva, Élvio Dias e Jorge Freitas. Bruno Sousa, formador convidado, esteve também entre os elementos destacados, na sessão de abertura.



Além das respetivas boas-vindas e apresentação aos árbitros(as), o líder associativo enalteceu novamente a arbitragem como umas das suas prioridades, ao ouvir em primeira mão os anseios e desejos dos(as) mesmos(as), prometendo, conjuntamente, com o seu Conselho de Arbitragem, melhorar as condições para a progressão na carreira e equidade perante os elementos das outras Associações Distritais de Futebol do País. A defesa dos interesses da arbitragem continuará, possibilitando o crescimento da família da arbitragem madeirense ao longo dos tempos.



Os momentos formativos foram iniciados com Bruno Sousa - Nutricionista e especialista em nutrição desportiva, que abordou a importância de uma alimentação adequada para o desempenho desportivo.



Na segunda e última intervenção da manhã, João Reis deu a conhecer o planeamento e a preparação para o jogo fruto da sua experiência nas competições nacionais, visando a melhoria do desempenho e recursos dos(as) árbitros(as), desde a nomeação, até ao apito final da respetiva partida.



Roberto Rebelo - Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e árbitro filiado da AF Madeira, e Pedro Luz - Presidente recém-eleito da NAFRAM - Núcleo de Árbitros de Futebol da Região Autónoma da Madeira e também árbitro da AF Madeira, subiram ao palco para demonstrar toda a abertura e proteção das entidades que representam perante as dificuldades dos(as) juízes(as) madeirenses.





Antes do almoço convívio - e perante a maioridade dos árbitros e árbitras madeirenses, os estagiários que militaram o Curso de Candidatos a Árbitros de Futebol na época passada, receberam os respetivos diplomas, elevando o espírito de integração e união dos jovens juízes na família da arbitragem madeirense.



A Associação de Futebol da Madeira agradece aos patrocinadores: Cantinho do Abreu, J. Alberto & Filhos, além da Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto "Atlântida", pelo apoio à realização do evento.


Fotografias e texto: Roberto Silva