Homenageou-se o clube, a sua história, e sobretudo as suas gentes. Elevou-se o significado da "família do 1.º Maio," com a plateia repleta no Centro de Congressos da Madeira.

Entidades Governativas - Governo Regional representado pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia Jorge Carvalho, Câmaras Municipais do Funchal e Santa Cruz, por Helena Leal e Élia Ascensão, respetivamente, Junta de Freguesia e Casa do Povo locais pelos seus máximos representantes, além de entidades desportivas, quais se destaca a AF Madeira representada pelo seu líder Rui Coelho. Demais representantes regionais de entidades desportivas fizeram-se representar, compondo o quadro de entidades convidadas e presentes.

A história do filiado da AF Madeira foi alavancada e reconhecida perante os presentes com homenagens aos notáveis que ao longo dos anos desenvolveram nos diferentes espectros a coletividade, além dos atletas que honram e dignificam as cores do 1.º Maio nas competições regionais e nacionais.

Além das homenagens, os presentes foram galardoados com diversos momentos de lazer com a atuação de artistas da casa - jogadores do clube, e a atuação cómica de artistas regionais. 

As festividades continuarão ao longo dos próximos dias com a realização do Torneio Eleutério Aguiar, que terá o seu término a 4 de maio. Até ao final do ano, o clube lançara o livro do centenário, estando entre os pontos altos da sua história a conquista do primeiro campeonato de futsal da Madeira, e os diversos campeonatos vencidos no futebol. 


Fotografia e texto: Roberto Silva