Troféu "Cidade do Funchal": Marítimo vence primeira edição
Com a responsabilidade social reforçada, o eterno dérbi madeirense foi vencido pelos verde-rubros, após embate decorrido no Estádio do Marítimo. Helena Leal entregou o troféu ao capitão vencedor. Carlos Daniel foi considerado o homem do jogo.
03 agosto 2025
FUTEBOL MASCULINO
Além da preparação dos emblemas madeirenses participantes nas competições de futebol profissional - Nacional na Liga Portugal 1 Betclic e Marítimo na Liga Portugal 2 Meu Super, o dérbi dos dérbis madeirenses foi jogado por uma causa especial: ajuda uma entidade de cariz social, neste caso, o CD "Os Especiais".
Na antecâmara da partida, os heróis dos jovens e capitães verde-rubros - Romain Correia e nacionalistas - João Aurélio, partilharam uma mensagem de sensibilização para prevenção de dependências de substâncias ilícitas.
Hoje, no Estádio do Marítimo, as principais equipas madeirenses jogaram a derradeira partida de preparação para as competições regulares, sendo também um momento de exibição dos novos reforços e apresentação das equipas aos sócios, adeptos e simpatizantes.
Antes do rolar do esférico, num momento de exaltação do futebol madeirense, o hino da Madeira iniciou os procedimentos para o apito inicial de José Pedro Luz, coadjuvado por Celso Fernandes, Daniel Silva, e Tiago Neves.
O Marítimo, sempre com mais capacidade para chegar à baliza contrária, confirmou a tendência de jogo e chegou à vantagem no marcador por via do capitão Romain Correia.

Inaugurado o marcador ao minuto 22, o ascendente no marcador fez-se notar mediante um autogolo das cores alvinegras após uma tentativa de cruzamento por Danilovic, aos 38 minutos.

Chegado o intervalo, e o revigoramento das forças dos 22 elementos em jogo, o Nacional demonstrou-se mais acutilante, embora sem alterações no ativo. A passagem dos minutos adivinhava o primeiro da tarde pelos homens de Tiago Margarido e a escalada no marcador, mas foi a formação verde-rubra a fechar o resultado com um novo golo, por Francisco Gomes. O jovem maritímista, concluíu com sucesso o contra-ataque, já perto do cair do pano, concretamente ao minuto 86.

Fernando Manuel Oliveira Martins - Presidente da Assembleia Geral e Rui Coelho - Presidente da Direção, representaram a AF Madeira, sendo o Governo Regional da Madeira representado por David Gomes - Diretor Regional de Desporto. A Câmara Municipal do Funchal, esteve representada pela vereadora Helena Leal, que entregaram as medalhas aos vencidos e aos vencedores.

Antes da entrega do troféu ao emblema vencedor, o verde-rubro Carlos Daniel foi considerado o homem do jogo, após análise do Diretor Técnico Regional Humberto Fernandes, e Coordenador para o futebol feminino, Nuno Cruz, tendo a distinção sigo entregue por David Gomes.

Helena Leal e Rui Coelho entregaram o troféu ao capitão Romain Correia, consagrando o Marítimo como primeiro vencedor do Troféu "Cidade do Funchal".


Conhecido o vencedor, a campanha dos profissionais madeirenses nas competições regulares começará na próxima semana: o Nacional receberá, no próximo sábado, o Gil Vicente a partir das 15:30, e o Marítimo, jogará também em casa, a partir das 14:00 de domingo, frente ao Lusitânia Lourosa.
Fotografias e texto: Roberto Silva