Foi no restaurante "O Lagar" que a Associação de Futebol da Madeira comemorou, com as mais altas individualidades das entidades desportivas, e governativas da região, o seu 109.º aniversário.

Pedro Proença - líder federativo, e Rui Caeiro - Diretor, representaram a Federação Portuguesa de Futebol, estando o Governo Regional representado pela recém-empossada Elsa Fernandes, como Secretária Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. David Gomes, Diretor Regional de Desporto esteve presente, estando também entre as entidades convidadas, a Câmara Municipal do Funchal, representada pela sua líder máxima Cristina Pedra, o Presidente da Assembleia Municipal Dr.º José Luís Nunes, e a vereadora Helena Leal.





Os clubes fundadores, e com representação nacional estiveram presentes, sendo os representantes: Carlos André Gomes - Presidente do CS Marítimo, Eng.º Rui Alves - Presidente do CD Nacional, Ricardo Miranda - Presidente da AD Camacha e Raul Miranda - Presidente da AD Machico.







Além da representação e presença das entidades, a Direção liderada por Rui Coelho convidou às comemorações o anterior Presidente da AF Madeira - Rui Marote, e o Presidente da Assembleia Geral - Eng.º Santos Costa. Os Órgãos Sociais em posse, e colaboradores do Gabinete Técnico e Serviços Administrativos, estiveram também presentes, compondo o quadro de contribuintes para o marcante acontecimento.

Os colaboradores dos Serviços Administrativos da AF Madeira: Fátima Sousa, Rui Barros e Teotónio Andrade, além do seu chefe, Paulo Rodrigues, foram agraciados pela Direção, com uma honrosa placa dos 20 anos de serviço. Cândido Gouveia, e Humberto Fernandes, foram também homenageados pelos serviços prestados ao longo das épocas.



Rui Marote e Eng.º Santos Costa, foram reconhecidos pela Direção de Rui Coelho, com o prémio de mérito e personalidade, pela vida de contributo ao desenvolvimento das tipologias de futebol madeirense enquanto líderes da AF Madeira.



Nos discursos protocolares, ressalvaram-se as problemáticas e reforçaram-se os laços pela promoção e desenvolvimento do futebol madeirense, vincando-se a necessidade de novos espaços para a prática das tipologias de futebol, condições para a implementação de uma academia de arbitragem e a aproximação da Federação Portuguesa de Futebol junto da AF Madeira, que, ao longo dos tempos, tem-se engrandecido com consequentes melhorias.



O soprar das velas exaltou a celebração da efeméride, prometendo-se um 110.º aniversário, com novas e melhores condições para os clubes, seus agentes desportivos, pela promoção e desenvolvimento do futebol cada vez mais vincados e reais no panorama desportivo nacional.




Fotografias e texto: Roberto Silva