A Associação de Futebol da Madeira, através do seu Conselho de Arbitragem, anuncia a implementação do projeto-piloto “Árbitro em Formação”, iniciativa pioneira em Portugal, que visa apoiar e acompanhar os(as) jovens árbitros(as) nas suas primeiras experiências em jogos oficiais.

O objetivo primordial do projeto passa por promover um ambiente seguro, pedagógico e inclusivo, onde os árbitros em formação desenvolvam as suas competências sem pressões, comportamentos inadequados e/ou inibitórios.

Para que esta iniciativa seja eficaz, todos os agentes desportivos, treinadores, jogadores, pais e outros intervenientes, são convidados a:

- Reconhecer e respeitar o estatuto de “formando” dos jovens árbitros;
- Adotar uma postura de compreensão e tolerância perante possíveis erros ou dificuldades;
- Contribuir para um ambiente de jogo seguro e educativo, valorizando o desenvolvimento destes novos talentos.

Os árbitros em formação utilizarão uma braçadeira com a identificação “Árbitro em Formação”, tornando clara a sua condição e facilitando a consciencialização de todos os presentes.

A AF Madeira conta com a colaboração de todos os intervenientes no fenómeno desportivo, para garantir o sucesso deste projeto, promovendo uma cultura de respeito e apoio aos jovens árbitros, essencial para a retenção e desenvolvimento da arbitragem na nossa região.