Taça de Portugal: Nacional vence Portosantense e progresse
Em Câmara de Lobos, o Nacional venceu o Portosantense por 2-4, e carimbou a passagem á terceira eliminatória da prova rainha. O Marítimo venceu o Fabril e junta-se aos alvinegros. A Camacha jogará nos Açores o acesso à ronda seguinte.
23 setembro 2023
FUTEBOL MASCULINO
O Portosantense SAD - um dos representantes madeirenses no Campeonato de Portugal, venceu na ronda inaugural o Gondomar e confirmou o dérbi insular projetado pelo sorteio realizado na Cidade do Futebol.
No Estádio de Câmara de Lobos, sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, o Portosantense recebeu o Nacional da Madeira - militante na Liga Portugal II SABSEG, proporcionando um bom espetáculo desportivo aos espetadores presentes.

Na primeira parte, o início auspicioso dos alvinegros confirmaram a superioridade esperada face à participação numa das ligas profissionais do futebol português. Embora o início prometedor dos jogadores nacionalistas, os adversários portosantenses mostraram o seu valor e conseguiram subir no terreno de jogo, conseguindo oportunidades junto da baliza alvinegra. A superioridade global do Nacional em jogo, traduziu-se na vantagem à chegada do intervalo, com um golo na passagem do minuto 37.

Decorrido o descanso, o Portosantense demonstrou-se novamente uma equipa com personalidade, com intenções de discutir o resultado. Ao minuto 54 de jogo, Santiago, aproveitou a defesa incompleta do guarda-redes nacionalista para marcar e empatar o resultado.

A castigar uma falta no corredor esquerdo do ataque alvinegro, Rúben Macedo bateu o livre para o golo da vantagem, e segundo da conta pessoal, ao minuto 65.

Premiando os espetadores presentes, e a determinação dos portosantenses, Leonardo Abreu empatou a partida três minutos depois.

Embora a resiliência azul e branca, os alvinegros, por Chucho Ramirez, selaram as contas do jogo e as intenções alvinegras em progredir para a eliminatória seguinte. Aos 72 minutos, Chucho Ramirez, deu o melhor seguimento ao cruzamento de Witi, colocando o Nacional em vantagem pela terceira vez na partida.

Já na compensação, o Chucho Ramirez fez o segundo golo e fechou o marcador, concretamente ao minuto 92.

Na condição de visitante, o Marítimo foi até ao reduto do Fabril vencer por 1-3, juntando-se ao Nacional no lote de participantes na 3.ª eliminatória. A AD Camacha, jogará o acesso à ronda seguinte frente ao Luzense, na Graciosa. A bola rolará a partir das 11:00 (hora no Continente e na Madeira).

Fotografias: Roberto Silva e CS Marítimo
Texto: Roberto Silva