As vitórias da Madeira sobre a Horta e de Ponta Delgada sobre a congénere de Angra do Heroísmo, permitiram às seleções vencedoras o apuramento para o jogo de acesso ao grupo de elite das Seleções Distritais e Regionais SUB-14 Femininas de Futebol do País.

Antes da final do grupo das seleções das ilhas portuguesas, as congéneres da Horta e de Angra do Heroísmo, jogaram sobre o relvado do Estádio de Machico. A Seleção de Angra do Heroísmo, tendo acumulado uma vantagem de três golos até à chegada do intervalo, fechou o resultado em quatro golos de vantagem. Marcaram Leonor Picanço, autogolo de Luana Vieira, Constância Matos e finalmente de Alice Aguiar.



A partir das 10:30, as Seleções da Madeira e de Ponta Delgada, mediram forças pelo apuramento para a "Liga de Ouro". À distância de uma vitória, as jogadoras de ambas as Seleções deram tudo sob condições difíceis para a prática desportiva, face à chuva que tem sido uma realidade durante os últimos dias. 

Embora as condições para a prática do desporto-rei, as jovens demonstraram-se determinadas, estando nos pés das madeirenses as melhores oportunidades de golo após o início da partida. As ocasiões criadas pelas anfitriãs, resultaram na vantagem ainda antes do intervalo por Clara Souto, que, com um remate convicto, colocou a Madeira a vencer.



Até ao final dos primeiros 25 minutos de jogo, a Seleção da Madeira poderia ter dilatado o marcador, mas sem quaisquer efeitos práticos no mesmo. 

Antes do reatamento da partida, Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira, agradeceu à Associação Desportiva de Machico - na pessoa do seu Presidente Raul Miranda, pela colaboração na execução do evento em solo madeirense, com a cedência das instalações desportivas e apoio logístico que permitiram a realização do mesmo. 



A Direção da AF Ponta Delgada partilhou ainda uma oferta local com a congénere madeirense, estando o líder Rui Marote em representação da entidade que rege o futebol e futsal madeirense.



Após o descanso, com o défice das condições de jogo, a partida entre as seleções insulares demonstrou-se mais pausado, embora com algumas ocasiões de golo. As jovens de Ponta Delgada e Santa Maria conseguiram criar equilíbrio no jogo, mas sem perigo para a baliza madeirense, tendo-se chegado ao final da partida com a Madeira na frente do marcador com um golo de vantagem.



A par do apuramento da Seleção da Madeira para a "Liga de Ouro" da fase final do Torneio Interassociações SUB-14 Feminino em Futebol 9, apuraram-se as congéneres de Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu. A fase final para as 22 Seleções Distritais e Regionais, decorrerá entre 26 e 28 de abril, em Coimbra. 

A Direção da Associação de Futebol da Madeira, e o seu Gabinete Técnico - pelo seu Selecionador Nuno Cruz e restante equipa técnica, agradecem às jogadoras, que durante 48 horas fizeram dois jogos, e que embora sob condições difíceis, demonstraram-se inabaláveis no objetivo assumido, demonstrando o futebol trabalhado e praticado na Região.

Às entidades quais se seguidamente se releva - Federação Portuguesa de Futebol, Governo Regional, Direção Regional de Desporto, Câmara Municipal de Machico, Associação Desportiva de Machico e Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto "Brisa Maracujá sem açúcar", agradece-se todo o apoio prestado para a execução do evento em solo madeirense, criando ainda um marco histórico por ser o primeiro Torneio Interassociações Feminino de Futebol realizado na Madeira.


Fotografias e texto: Roberto Silva