A fase regional da Festa do Futebol Feminino brinda localmente a alegria da inclusão das jovens mulheres no futebol.

A Madeira teve durante a manhã deste sábado, no Campo Adelino Rodrigues, a fase regional do evento, juntando cerca de 150 jogadoras de toda a ilha.

Além da competição organizada para as jogadoras iniciadas e infantis, as benjamins, traquinas e petizes puderam também competir ludicamente, estando durante a manhã de ação, diversas atividades surpresa programadas para as protagonistas da manhã: a mulher e jogadora madeirense.



As participantes no evento, durante o intervalo entre jogos e pausas para lanche, puderam experimentar a modalidade de ténis de campo, numa parceira entre a Associação de Futebol da Madeira e a Associação de Ténis da Madeira, que disponibilizou material e conhecimento por via de uma colaboradora às praticantes do desporto-rei.



A parceria com o Desporto Escolar da Madeira saiu reforçada com a presença da Unidade de Ensino EB 2.º e 3.º Ciclos do Caniço no quadro competitivo para as Infantis SUB-13, que habitualmente são destinatários das ações do movimento "Abraça o Futebol", que positivamente disponibiliza a prática do futebol aos mais jovens madeirenses.



Além da competição regular que permite à atribuição da equipa vencedora nas categorias de Iniciadas SUB-15 e Infantis SUB-13, as jogadoras veteranas, que ao longo dos anos foram embaixadoras da implementação do futebol para mulheres na Madeira, demonstraram dentro das quatro linhas de jogo a sua determinação e carinho pelo futebol - transversal a todas às idades, na passagem de testemunho às jovens praticantes.



As iniciadas do Marítimo, com um registo incólume, averbou as cinco vitórias possíveis, conquistando o direito de representar a Madeira na fase nacional da Festa do Futebol Feminino, que deverá realizar-se no dia 18 de maio.



As infantis da ADRC "Os Xavelhas", também com um registo excecional ao triunfar em todos os compromissos, levantou o ceptro das Infantis SUB-13, estando também referenciadas para a representação nacional no evento anual organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.



A entrega de lembranças a todas às jogadoras e prémios às vencedoras teve a participação das internacionais madeirenses Bárbara Santos, Joana Silva, Laura Luís e Telma Encarnação, numa ação conjunta que teve a representação da Direção da AF Madeira pelo seu Presidente Rui Marote, Direção Regional de Desporto por Fabíola Alves e Desporto Escolar da Madeira por Rui Quintas.



A Direção e Gabinete Técnico da Madeira agradecem aos parceiros que ajudaram a edificar o evento - Direção Regional de Desporto, Federação Portuguesa de Futebol, Empresa de Cervejas da Madeira e CS Marítimo, além de todos os clubes que cederam as suas jogadoras para participar ludicamente na manhã de atividades. Agradecimento extensível a todos os colaboradores e colaboradoras que se disponibilizaram atenciosamente na organização, orientação das equipas e arbitragem das partidas.


Fotografias e texto: Roberto Silva