Iniciada a sessão de abertura com o discurso de boas-vindas e de votos de uma formação profícua para os treinadores em formação, Rui Marote, Presidente da Direção da AF Madeira, deu início aos trabalhos da edição de 2019 da Formação Contínua de Treinadores de Futebol e Futsal.

Ainda no seu discurso de introdução do fim-de-semana de aprendizagem, o líder máximo da AF Madeira exaltou que a formação é "um processo contínuo e que nunca se esgota", querendo demonstrar que estas ações deverão ser encaradas com o maior empenho pelos formandos, com o objetivo de alcançar os maiores sucessos em prol da Região Autónoma da Madeira. 

Seguidamente ao Presidente da AF Madeira, David Gomes, Diretor Regional da Direção Regional da Juventude e Desporto, mostrou-se agradado pela sala cheia de formandos empenhados em enriquecer os seus conhecimentos, enaltecendo a importância da aprendizagem no processo do desenvolvimento do desporto a nível regional.

Efetuada a sessão de abertura e acolhimento pelos líderes máximos da AF Madeira e DRJD, numa mesa partilhada com José Spínola, Vice-Presidente Desportivo da Direção da AF Madeira, Jorge Araújo foi o primeiro formador da noite. Presidente da Team Work Consultores, e conceituado treinador de basquetebol, é agora reconhecido como uma das principais referências a nível motivacional e de liderança a nível nacional. O mesmo trespassou conhecimento sobre a temática "Pensar e Intervir como um treinador", do ponto de vista complementar à técnica e à táctica, desde a motivação interna, à análise do meio ambiente, e aos comportamentos que um líder, treinador, deve ter em situações de risco. 

João Brito, Fisiologista da FPF, contribuiu para a formação dos treinadores regionais com a sua preleção sobre monitorização do treino e prevenção de lesões em futebolistas. Com ricos conhecimentos adquiridos no seu trajeto formativo, e com uma elevada experiência como fisiologista da Seleção Nacional, João Brito explanou a importância do treinador no processo de prevenção de lesões e que aspetos ponderar para a redução das mesmas, visto um treinador, através das suas decisões ter responsabilidade nas ações a executar pelos jogadores nos treinos e nos momentos competitivos. 

Os trabalhos continuam amanhã, a partir das 09:00, com Jorge Castelo a trespassar conhecimento sobre "Classificação e Organização dos métodos de treino". 

Fotografia: Roberto Silva