Realizados os compromissos frente a Braga e a Portalegre, a Seleção da Madeira cumpriu a representação regional no evento interassociativo frente a Aveiro durante a manhã deste domingo, no Campo João Paulo II.

A disputa pelo 5.º lugar da classificação geral do evento, brindou aos espetadores e amantes do futebol um interessante jogo de futebol entre as jovens mulheres madeirenses e aveirenses.

Já no recinto desportivo, durante a preparação da partida, fez-se jus ao significado da palavra "família", com a oferta de uma camisola de jogo à jogadora Sara Batista por parte da equipa técnica e oficiais da AF Madeira, que mesmo estando lesionada, esteve presente nas bancadas para apoiar as colegas de Seleção durante os exigentes jogos da Liga de Ouro da Fase Final do Torneio Interassociações. O reconhecimento teve também o valor simbólico perante as restantes jogadoras não convocadas, especialmente por motivos de lesão, qual se destaca Constança Rodrigues.



Iniciada a partida no Campo João Paulo II, as jovens insulares - alavancadas pela união e espírito de grupo, apresentaram-se em jogo, motivadas, determinadas e focadas na vitória, tendo pela frente as adversárias de Aveiro, que ao longo dos minutos mostraram os seus atributos. As madeirenses foram premiadas pela coragem e resiliência com a vantagem no marcador através de Mariana Ferreira, que com um remate de longa distância, colocou a Madeira na frente do marcador à beira do intervalo.



Durante o intervalo, as comitivas trocaram cumprimentos e lembranças do evento, estando a representação da AF Madeira a cargo do Vice-Presidente Desportivo José Spínola.



Após o descanso, a Seleção de Aveiro - em pouco mais de cinco minutos conseguiu igualar a partida e passar para a frente do marcador, conquistando ainda uma vantagem de dois golos.



Embora o revés para as pretensões madeirenses, as jogadoras elevaram o nível de ambição, reagindo ao resultado desfavorável ao entrar novamente no jogo após o golo de Leonor Rodrigues durante o minuto 62.



Até ao apito final de Sílvia Lizeu, não se concretizaram alterações no marcador por parte da Seleção da Madeira nem de Aveiro, tendo-se verificada a vitória da Seleção continental e consequente atribuição do 5.º lugar da classificação geral. A Madeira, ficou classificada na 6.ª posição, no universo de 22 Seleções participantes.

Durante toda a campanha da Seleção da Madeira SUB-16 Feminina na Fase Zonal, e especialmente na Fase Final do Torneio Interassociações, registou-se a determinação e entrega sem precedentes das jogadoras insulares, que maioritariamente abaixo da categoria de juvenis, demonstraram o seu valor, trabalho e ambição dos seus clubes e equipa técnica da AF Madeira no desenvolvimento desportivo e humano da jogadora madeirense. 

A Direção da Associação de Futebol da Madeira, liderada por Rui Marote, e institucionalmente representada por José Spínola na fase final do evento, assim como o Gabinete Técnico - representado pelo Selecionador Nuno Cruz e Treinadora Andreia Neves, agradecem às jogadoras pelo seu desempenho, que dignificou as cores regionais durante todo o seu percurso na fase zonal e final do evento interassociativo.


Fotografias e texto: Roberto Silva