Com o acesso ao jogo decisivo consumado após vitória sobre Angra do Heroísmo, as juvenis e iniciadas madeirenses subiram ao reduto de jogo do Estádio da Alagoa para apresentar os atributos necessários ao objetivo proposto: aceder à Liga de Ouro do Torneio Interassociações SUB-16 Feminino.

O acesso à liga de elite das Seleções Distritais e Regionais de Futebol do País, à distância de uma vitória sobre Ponta Delgada, verificou-se exequível mediante a determinação das jovens madeirenses dentro das quatro linhas de jogo logo após o primeiro rolar do esférico.

O jogo que se demonstrou duro devido às condições climatéricas adversas - principalmente na primeira parte, e o jogo mais agerrido das adversárias de Ponta Delgada, não foram desfocaram o objetivo madeirense, que começou a materializar-se a partir sétimo minuto de jogo, com golo da internacional Mariana Ferreira.



A partida demonstrou-se favorável às cores madeirenses em correspondência à atitude das jovens insulares, embora sem mexidas no marcador até ao intervalo.

Revigoradas as energias, a capitã Marta Silva aumentou a vantagem no marcador cinco minutos após o reatamento da partida, dando o melhor seguimento ao livre de Maria Prioste.



Maria Inês Luz, voltou a fazer o gosto ao pé nesta fase zonal, aumentando a vantagem para os três golos.



A distância no marcador seria ainda maior três minutos depois, por Paulina Henriques, que sabiamente aproveitou o adiantamento da guarda-redes adversária para consumar o quarto golo da partida.



Núria Melim, ao cair do pano, fechou o resultado em cinco golos, consumando a passagem madeirense para a Liga de Ouro do Torneio Interassociações.



Deste modo, a Seleção da Madeira é a primeira Seleção do País a carimbar a passagem ao grupo de elite, ficando a conhecer as congéneres adversárias após a decorrência da fase zonal, agendada para o fim de semana entre 20 e 22 de dezembro. Entre 21 e 23 de março de 2025, decorrerá a fase final, em local a conhecer nos próximos meses. 


Fotografias e texto: Roberto Silva