Em dia de arranque da época desportiva com a realização da Supertaça de Juniores, os árbitros e árbitras madeirenses têm durante este sábado diversos momentos de formação na Escola 2.º e 3.º Ciclos Horário Bento Gouveia. 



A sessão de abertura contou com a representação da Direção da AF Madeira pelo Vice-Presidente Desportivo José Spínola, do Conselho de Arbitragem pelo Presidente Francisco Costa e Vice-Presidente, e da Direção Regional de Desporto pelo Diretor Regional David Gomes.



Antecedendo as provas teóricas - os árbitros nacionais Henrique Caldeira e José Pedro Luz ministraram a primeira sessão de trabalhos sobre "Alterações às Leis de Jogo" para a decorrente época desportiva. 



Bertino Miranda - Vogal da Secção Profissional do Conselho de Arbitragem e ex-árbitro assistente internacional, subiu ao palco da sala de conferências para formar os árbitros insulares sobre a utilização do cartão branco. 



José Fernandes - Comissário da Polícia de Segurança Pública, Nuno Naré - Coordenador do Futebol Formação do CS Marítimo, Roberto Santos - Presidente da NAFRAM e Tãnia Freitas - Adepta de futebol e mãe de praticantes de futebol, sob mesa redonda, apresentaram as suas opiniões e debateram sobre “Interação de instituições/agentes desportivos num jogo de futebol”, sob a moderação de Saturnino Sousa - ex-administrador do CD Nacional SAD. 



Após o almoço, os trabalhos decorrerão novamente sob a orientação de Bertino Miranda e os árbitros Henrique Caldeira e Pedro Luz, até ao final do dia.

As atividades do Conselho de Arbitragem da AF Madeira e respetivas Comissões Técnicas continuarão nas próximas semanas com a realização das provas físicas, em data e local a consignar.


Fotografias e texto: Roberto Silva