Neste feriado de 5 de outubro, os juvenis do CS Marítimo e o CD Escola Francisco Franco entraram na história das competições da AF Madeira com o embate pela conquista da primeira Supertaça de futsal para as categorias de formação.

O CS Marítimo, vencedor do Campeonato Divisão de Honra Regional e Taça da Madeira de Juvenis da época transata, salvaguardou a sua presença na pioneira Supertaça frente ao CD Escola Francisco Franco que foi finalista da Taça da Madeira.

O conjunto verde-rubro - favorito pelas conquistas transatas, participação na Fase Final da Taça Nacional SUB-17 de Futsal e durante esta época no Campeonato Nacional SUB-17 que permite aos jovens ganhar atributos pelas novas experiências acumuladas, viu-se a perder fruto do golo de André Gouveia durante o quinto minuto da primeira parte.



Embora a boa réplica dos "estudantes", a formação verde-rubra conseguiu igualar a partida através do autogolo de João Gonçalves na decorrência do décimo minuto da partida. Até ao intervalo, Diogo Freitas marcou o golo da reviravolta no marcador, tendo Luís Novais aumentado a vantagem para dois golos antes do descanso.



Durante a segunda parte, os jovens comandados por Aprígio Pimentel aumentaram a vantagem verde-rubra até ao marcador final, através do bis de Rodrigo Correia e Gil Graterol, além dos tentos de Diogo Freitas e Guilherme Ferreira.



O CD Escola Francisco Franco teve oportunidade de reduzir a vantagem do Marítimo, tendo os três livres de 10 metros a favor não sido convertidos em golos.

Realizada a Supertaça, os jovens madeirenses começarão o Campeonato Divisão de Honra Regional no fim-de-semana de 15 e 16 de outubro. O CS Marítimo continuará a representatividade pioneira no Campeonato Nacional SUB-17 de Futsal, sendo a receção ao Sporting CP o próximo compromisso da formação verde-rubra.


Fotografias e texto: Roberto Silva