Após três vitórias na 1.ª Fase - Angra do Heroísmo, Viana do Castelo e Santarém, o percurso na Liga de Platina do Torneio Lopes da Silva foi hoje iniciado com o pontapé-de-saída do encontro entre a Madeira e Aveiro.

Num jogo que se previa de grande dificuldade, o início promissor da Seleção de Aveiro com um golo na passagem do segundo minuto de jogo elevou a entrega e perseverança dos insulares na conquista da vitória. Embora o golo madrugador, os jovens madeirenses nunca se deram por vencidos, estando nos pés de Afonso Vieira a resposta ao golo sofrido, com a consumação do empate numa jogada de insistência dentro da grande área aveirense.



Poucos minutos depois, Ilya Gouveia protagonizou a reviravolta no marcador com a marcação de um canto direto desde a esquerda do ataque madeirense.



Até ao intervalo, embora num jogo repartido, a Seleção da Madeira poderia ter dilatado o marcador fruto das oportunidades criadas pelos jovens insulares.

Após o descanso, a Seleção de Aveiro reentrou mais forte na partida, tendo criado diversas oportunidades para marcar. Embora o ligeiro ascendente aveirense na partida e na criação de oportunidades, os continentais tiveram pela frente a garra e determinação insular personificadas pelos jovens jogadores que numa segunda parte de enorme entrega conseguiram segurar o resultado, e inclusivamente já perto do cair do pano, poderiam ter dilatado a vantagem, fruto do remate de Diogo Freitas à trave da baliza de Aveiro.



A caminhada insular na Liga de Platina continuará amanhã, com o segundo e último jogo da 2.ª Fase da Liga de Platina, frente ao Porto. O Complexo Desporto da AD Estação acolherá o compromisso que ditará o acesso à grande final da edição de 2023 do Torneio Lopes da Silva.



Poderá ainda consular o emparelhamento dos jogos da 3.ª Fase:
- Torneio Lopes da Silva 2023 - 3.ª Fase


Fotografias e texto: Roberto Silva