Os madeirenses, protagonistas de uma campanha exemplar - no seguimento das vitórias sobre Angra do Heroísmo, Viana do Castelo, Santarém, e já na segunda fase sobre Aveiro, subiram ao reduto do Complexo Desportivo da AD Estação para mais uma representação insular no evento que junta todas as Seleções SUB-14 Distritais e Regionais do País.

O encontro que decidiria o acesso dos madeirenses à grande final do Torneio Lopes da Silva, e particularmente exigente face à qualidade demonstrada pelos selecionados do Porto, teve a resposta competente e cabal por parte dos insulares, que durante a primeira parte conseguiram equilibrar o encontro e adiantar-se no marcador. Nélio Batista deu o melhor seguimento ao passe de Francisco Freitas, para desmarcar-se e bater o guarda-redes portista durante o decorrer do minuto 21.



A vantagem madeirense manteve-se até à chegada do descanso.

Os últimos 30 minutos de jogo - com um grau de dificuldade muito elevado devido ao calor intenso, demonstrou-se mais uma prova da resiliência dos jogadores madeirenses. Face à pressão ofensiva dos jogadores do Porto, os jovens insulares mantiveram-se concentrados e solidários, conseguindo anular o adversário, que tiveram ainda pela frente o guardião Luís Flor que entre os postes manteve as redes madeirenses intocáveis. Registe-se ainda a oportunidade de Francisco Freitas à barra da baliza portista, que durante os últimos minutos da segunda parte, poderia ter aumentado a vantagem insular, na finalização de um ataque rápido. 



Com o resultado obtido, a Madeira lidera a Série "B" da Liga de Platina do Torneio Lopes da Silva, conseguindo o apuramento inédito para a grande final, que se realizará no Municipal da Guarda, às 11:30 do próximo sábado. O oponente será conhecido amanhã, após o encontro entre as congéneres de Lisboa e Setúbal, num grupo onde milita também a Seleção de Braga. O encontro terá transmissão em direto no Canal 11.


Fotografias e texto: Roberto Silva