Realizadas as cinco jornadas da 1.ª fase em três dias de competição - DIA 1, DIA 2 e DIA 3, as seleções municipais jogaram sob o reduto do Estádio Municipal da Ribeira Brava pela melhor classificação possível.

No primeiro encontro da tarde, as Seleções da Ribeira Brava e da Ponta do Sol jogaram pela penúltima posição da tabela. Os selecionados viscondes venceram os adversários portosantenses por 3-0. Marcaram Maria Inês e Tiago Santos, tendo ainda Diogo Santos consumado o resultado final com um autogolo. 



Pela 7.ª posição da tabela classificativa, foram a jogo as Seleções Funchal II e de Machico. Os selecionados da capital construiram uma vitória confortável por 4-1, fruto dos tentos de Tomás Sousa, Martim Gouveia, António Vieira e João Sousa. O golo de honra dos machiquenses teve a assinatura de Rodrigo Sousa. 



A partida pelo acesso à primeira metade da classificação geral, teve as Seleções da Ponta do Sol e de Santa Cruz como protagonistas. Os santacruzense esmeraram-se e conseguiram uma vitória com quatro golos de vantagem. Artur Correia, Santiago Andrade, Tomás Gomes e Mateus Freitas foram os obreiros da vitória confortável. 



As Seleções da Calheta e do Norte jogaram pelo acesso ao pódio. Embora as oportunidades criadas - maioritariamente pelos jogadores calhetenses, as Seleções em jogo não conseguiram as concretizações desejadas. Através dos pontapés de grande penalidade, a Seleção da Calheta subiu ao pódio após vitória por 3-1.



Os vencedores das respetivas séries da fase inaugural - Série "A" vencida pelo Câmara de Lobos e a Série "B" pelo Funchal enfrentaram-se pelo erguer do troféu. Com uma entrada competente, a Seleção da capital chegou ao intervalo a vencer por três golos de diferença, fruto dos tentos de António Brederode, Martim Gomes e autogolo de Afonso Abreu. Na segunda partida, a toada dos jogadores funchalenses manteve-se inalterada, avolumando-se a vantagem com o passar dos minutos. Guilherme Figueira, Rodrigo Teles, Rafael Silva e novamente Martim Gomes assinaram os golos nos últimos 30 minutos de jogo. Os camaralobenses conseguiram marcar ainda dois golos, pertencentes a Lucas Correia e Matias Ornelas, mas sem reflexo nas contas do jogo e apuramento da Seleção vencedora: Funchal I.



Todos os resultados da competição:
IX TORNEIO INTERMUNICÍPIOS - RESULTADOS



Realizados todos os jogos, foram encontrados os vencedores individuais e a Seleção Fair Play. Martim Gomes - da Seleção Funchal I, venceu o prémio "Melhor marcador", sendo o troféu entregue pelo líder associativo Rui Marote.



Jhovany Castro - guarda-redes da Seleção do Norte, recebeu o prémio "Guarda-Redes menos batido". O troféu foi entregue por Francisco Costa - Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Madeira. 



Luís Vieira - líder da Vieira's Sports Law representou a Seleção do Porto Santo, que venceu o prémio "Fair Play", tendo conseguido o feito com um registo imaculado, sem qualquer registo disciplinar. Juan Gonçalves entregou o troféu destinado aos jovens portosantenses.



Todas as informações sobre o dia de competição e prémios:
- IX TORNEIO INTERMUNICÍPIOS - INFORMAÇÕES - 22/07/2023

A Vieira's Sports Law - parceira da AF Madeira na organização do Torneio, face ao desempenho dos jovens madeirenses durante o evento, escolheu o "11 Ideal" do Torneio. Os jogadores premiados:

- Guarda-Redes: Jhovany Castro - Norte
- Lateral Direito: Rodrigo Chaves - Funchal II
- Defesa Central Direito: Gabriel Rebolo - Santa Cruz
- Defesa Central Esquerdo: Matias Ornelas - Câmara de Lobos
- Lateral Esquerdo: António Brederode - Funchal I
- Médio Defensivo: Rodrigo Teles - Funchal I
- Médio Centro: Lucas Freitas - Funchal I
- Médio Centro: Tiago Silva - Funchal I
- Avançado: Tiago Ferreira - Câmara de Lobos
- Avançado: Martim Gomes - Funchal I
- Avançado: Lucas Correia - Câmara de Lobos

Os jogadores referenciados, receberam os prémios individuais por Juan Gonçalves, em representação da Direção Regional de Desporto, Rafael Sousa - Vereador da Câmara Municipal da Ribeira Brava, e os representantes da AF Madeira: Presidente da Direção Rui Marote, Presidente do Conselho de Arbitragem Francisco Costa e Vogal do Conselho de Arbitragem Ricardo Sousa.



Através do capitão Lucas Freitas, os jogadores da Seleção Funchal I receberam das mãos do Vereador da Câmara Municipal da Ribeira Brava Rafael Sousa, o desejado troféu de vencedor da nona edição do Torneio Intermunicípios.



Sob a orientação de Nelson Silva e Rui Coelho, a Seleção Funchal I é agora a Seleção que lidera o ranking de Seleções vencedoras do Torneio Intermunicípios, com três conquistas. 



A Direção da AF Madeira agradece a todas as entidades que apoiaram a realização do evento - Direção Regional de Desporto, Câmaras Municipais, Vieira's Sports Law e Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto "Brisa Maracuja", que durante 4 dias proporcionaram competição os jovens madeirenses no período de férias escolares, além dos mesmos poderem demonstrar ao Gabinete Técnico da AF Madeira e Selecionador Regional Humberto Fernandes as suas qualidades para a possível convocatória à Seleção da Madeira SUB-14, representante madeirense na edição 28 do Torneio Lopes da Silva.


Fotografias, imagens e texto: Roberto Silva