21 anos depois, o Torneio Madeira Autonomia volta aos relvados da Região, levando os espetadores aos recintos desportivos para apoiar as equipas madeirenses participantes nas competições profissionais.

A elevação da autonomia madeirense voltará a ter expressão no futebol e no desporto madeirense com a realização da edição 24 do Torneio Autonomia, que congrega a participação do CD Nacional, CS Marítimo, CS Marítimo de La Guaira e do FC Porto. 

A apresentação do evento fez-se durante esta manhã de terça-feira na Quinta Magnólia, estando a entidade organizadora representada pelo líder associativo Rui Marote, e o Governo Regional representado pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia - Jorge Carvalho. Os clubes participantes estiveram representados pelos seus presidentes: Nacional por Rui Alves, Marítimo por Carlos André Gomes e Marítimo La Guaira por Roberto Correia. 

A bola rolará a partir das 15:00 de sábado, no Estádio da Madeira, com o jogo entre o CD Nacional e o FC Porto. Às 21:00, no Estádio do Marítimo, o Marítimo receberá o Marítimo La Guaira. No domingo, a partir das 14:30, o Estádio da Madeira acolherá o jogo que definirá o terceiro e quarto classificados, estando a final agendada para o Estádio do Marítimo, às 18:30.



Recorde-se que o Royal Antwerp FC foi o primeiro vencedor do evento, em 1980, estando entre as equipas participantes, o Marítimo na liderança das conquistas com 13 torneios vencidos, e o Nacional com 3 edições. 


Fotografias e texto: Roberto Silva 
Ilustração: Daniel Quintal