As vitórias do CD Nacional sobre o FC Porto, e do CS Marítimo ao CS Marítimo La Guaira, concederam o eterno dérbi insular na final da edição de 2024 do Torneio Madeira Autonomia.

A elevação autonómica do futebol madeirense voltou a frisar-se com o regresso do evento organizado pela Associação de Futebol da Madeira, que junta a participação dos clubes profissionais madeirenses e demais clubes convidados durante dois dias, jogando pela preparação para as competições regulares. 

No Estádio da Madeira, antes do rolar do esférico, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia - Jorge Carvalho, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AF Madeira - Eng.º Santos Costa e o Presidente da Direção da AF Madeira - Rui Marote, entregaram as medalhas de participação às três em equipas em jogo: arbitragem, CD Nacional e FC Porto.



Embora o golo da formação do Porto por via de Martim Cunha durante a primeira parte, a resposta alvinegra não se fez esperar, estando reservada para a segunda parte a reviravolta no marcador. Miguel Baeza - que num remate feliz por ser desviado por um defesa para golo, fez o tento do empate, estando poucos minutos depois, na cabeçada de Francisco Gonçalves, a reviravolta no marcador a favor das lides nacionalistas.



Com a vitória, o CD Nacional carimbou a passagem à grande final do evento, que conhecerá o adversário após o jogo a decorrer nas horas seguintes, no Estádio do Marítimo.

Jorge Carvalho e Rui Marote, acolheram as formações em jogo e entregaram as medalhas às três equipas participantes antes do apito inicial da partida.



A entrada vigorosa dos verde-rubros foi controlada ao longo dos minutos por parte do Marítimo forasteiro, que conseguiu através dos seus ativos equilibrar a partida e produzir jogo para visar a baliza insular. Embora o jogo morno, sem grandes oportunidades, o Marítimo adiantou no marcador já perto do intervalo por João Tavares. 



Na segunda parte, as formações não conseguiram abanar as redes das balizas, embora as oportunidades criadas por ambas as formações em jogo, e da grande penalidade desperdiçada pelos verde-rubros.



A vitória concedeu o acesso do Marítimo ao jogo de todas as decisões frente ao CD Nacional, que será jogado a partir das 18:30, no Estádio do Marítimo.

Antes da final, a partir das 14:30, no Estádio da Madeira, o FC Porto e o CS Marítimo La Guairua jogarão o acesso ao pódio. 

As entradas para ambas as partidas têm o custo de 2€, podendo ser adquiridas nas bilheteiras dos estabelecimentos que receberão as partidas. 


Fotografias e texto: Roberto Silva