Desde o início ao final da tarde deste sábado, Machico acolheu os jogos da fase final da oitava edição do Torneio Intermunicípios, que colocaram em atividade os cerca de 200 agentes desportivos.

A tarde desportiva foi iniciada com o jogo entre a Seleção da Calheta e a congénere do Porto Santo para a atribuição do 9.º e 10.º lugar do Torneio. O conjunto do Oeste venceu por 5-0, sendo o resultado construído por Luís Câmara com dois golos, Diogo Chada, Diego Fernandes e Joaquim Capelo, com um golo cada.



Funchal I e Ponta do Sol bateram-se no jogo de atribuição da 7.ª posição da tabela. A Seleção da capital madeirense saiu vencedora do encontro por 3-0, com bis de Paulo Pereira e tento de António Silva.



Pela atribuição do 5.º e 6.º classificado, as Seleções do Norte e de Câmara de Lobos foram a jogo no último encontro da tarde no Campo Municipal Tristão Vaz. A Seleção nortenha bateu a campeã em título com os golos de Rui Santos e Lourenço Silva. Pelo azul e amarelo do emblema câmaralobense, marcou Mateus Moraes.



Já no Estádio de Machico, a Seleção da Ribeira Brava e de Santa Cruz disputaram o acesso ao pódio no jogo de atribuição do 3.º e 4.º classificado do Torneio. A Seleção de Santa Cruz venceu confortavelmente os "viscondes" por 3-0. Guilherme Dinis foi o marcador de serviço ao assinar os três golos da partida. Com este resultado, a Seleção de Santa Cruz sobe ao pódio da presente edição, após na época passada ter sido vice-campeã.



O jogo do título foi disputado pelas duas seleções que durante a primeira fase protagonizaram um percurso imaculado: Machico e Funchal II. A Seleção de Machico - orientada por Tiago Ferro - construiu a vitória na primeira parte com os golos de João Sousa, Diogo Nascimento e auto-golo de Martim Fernandes. Após o descanso a vantagem seria dilatada com o segundo golo de João Sousa, sendo o golo de Juan Guerra ao cair do pano insuficiente para colocar em causa a vitória de Machico.



Com a vitória da oitava edição, a Seleção de Machico volta a levantar o troféu na condição de vencedor após na época 2018/19 ter conquistado o troféu na Ribeira Brava, frente à Seleção de Santa Cruz.


TODOS OS RESULTADOS
AS ESTATÍSTICAS DE TODO O TORNEIO INTERMUNICÍPIOS


Na cerimónia de entrega de troféus e reconhecimento dos jovens jogadores - antecedida por um minuto de silêncio devido à morte de Rui Soares - histórico dirigente do filiado Choupana FC e à perda de um piloto que combatia ao flagelo dos incêndios em Portugal Continental, marcaram presença Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira, Juan Gonçalves em representação da Direção Regional de Desporto, Ricardo Franco - Presidente, e Duarte Rodrigues - Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Machico, André Alves - Adjunto do Gabinete da Presidência e Vítor Franco - Técnico Superior da Divisão de Desporto da Câmara Municipal do Funchal, Graciela Silva - Vereadora da Câmara Municipal do Porto Moniz, além de Raúl Miranda - Presidente da Direção da AD Machico.



Guilherme Silva, da Seleção de Santa Cruz venceu o prémio "Melhor marcador". O troféu foi entregue por Juan Gonçalves, em representação da Direção Regional de Desporto. 



O prémio "Guarda-redes menos batido" foi atribuído a Pedro Macedo, da Seleção de Machico. O jogador recebeu o prémio das mãos de Vítor Franco, em representação da Câmara Municipal do Funchal. 



A Seleção do Porto Santo venceu o prémio "Fair-Play" tendo um registo imaculado de zero infrações durante todo o Torneio. O reconhecimento foi dado por Graciela Silva, em representação da Câmara Municipal do Porto Moniz. 



A equipa de arbitragem da grande final foi também reconhecida pelo seu empenho em jogo, com as respetivas lembranças entregues por Duarte Rodrigues - Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Machico e Raúl Miranda - Presidente da Direção da AD Machico.



Luís Vieira - CEO da Vieira's Sports Law, em paridade com as edições anteriores reconheceu o desempenho dos jovens jogadores ao integrá-los no "onze" do Torneio. Os jogadores visados:
- Guarda-redes: Luís Flôr - Funchal II
- Defesas: Francisco Castro - Funchal I, Lucas Sousa - Funchal II, António Diniz - Câmara de Lobos e Vasco Quintal - Santa Cruz
- Médios: Nélio Batista - Machico, Juan Guerra - Funchal II e Francisco Silva - Câmara de Lobos
- Avançados: Júnior Aranguren - Câmara de Lobos, Guilherme Dinis - Santa Cruz e Afonso Vieira - Machico



Realizada a oitava edição do Torneio, os jovens estiveram na "montra" para estudo da equipa técnica regional, que a partir das suas respetivas atuações nos jogos dão um passo em frente ao possível recrutamento para a Seleção da Madeira SUB-14 que participará em diversas atividades regionais e no Torneio Lopes da Silva, em junho de 2023.

A Direção da AF Madeira agradece a todos os seus parceiros e patrocinadores pela realização de mais uma edição do Torneio Intermunicípios, levando à participação social e desportiva dos nossos jovens jogadores em momento de férias escolares.


AS FOTOGRAFIAS DO TORNEIO

Fotografias e texto: Roberto Silva