De Machico - concelho que abraçou a execução da Fase Zonal do Torneio Interassociações SUB-14 Feminino em Futebol 9, saíram as Seleções insulares apuradas para as respetivas ligas constantes na Fase Final do evento interassociativo: Ouro, Prata e Bronze. 

A Seleção da Madeira, vencedora da Fase Zonal após duas vitórias - frente à Horta e posteriormente frente a Ponta Delgada, apurou-se para a série de elite das Seleções Distritais e Regionais e Iniciadas praticantes de futebol no País.

Já em Coimbra, a Seleção da Madeira entrou em campo frente a Aveiro para disputar a passagem às meias-finais do evento, e consecutiva luta pelo acesso à grande final.

Antes do rolar do esférico, Rui Marote - Presidente da Direção e José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira representaram a entidade que rege os destinos das tipologias de futebol madeirenses com a troca de cumprimentos e ofertas entre as entidades em jogo.



Consumado o apito inicial, o jogo pautou-se pelo equilíbrio, embora com supremacia madeirense na passagem dos primeiros minutos. Sofia Ferreira teve a oportunidade para colocar a Madeira na frente, embora sem consequências no marcador. Com a passagem dos minutos, a Seleção da Madeira, a demonstrar os seus atributos, não conseguiu o pretendido: marcar e adiantar-se no ativo.
A troca de jogadoras exigida regularmente trouxe maior equilíbrio no jogo, tendo a Seleção de Aveiro oportunidade para subir no terreno de jogo e chegar à baliza de Maria Melim. Embora as oportunidades, o jogo chegou ao descanso sem golos.



O descanso concedeu o melhoramento do rendimento das jogadoras de Aveiro, que por via de uma grande penalidade, conseguiu adiantar-se no marcador ainda a menos de cinco minutos do reatamento. O golo alavancou a determinação das aveirenses, tendo chegado à vantagem para dois golos aos 45 minutos de jogo, fruto de um contra-ataque. Até ao final, o resultado manteve-se inalterado, consagrando a passagem das aveirenses para as meias-finais, e a presença das madeirenses na luta do melhor resultado possível: o quinto lugar nacional.



Amanhã, no Municipal de Mira, a Seleção da Madeira jogará o frente a Setúbal, a partir das 09:30.



Fotografia e texto: Roberto Silva