Cerca de 50 formandos - entre alunos da Universidade da Madeira e treinadores de futebol e futsal inscritos, estiveram nesta manhã de segunda-feira no auditório do Colégio dos Jesuítas na formação "Agentes Desportivos no Futebol".

Rui Marote - Presidente da Direção, representou a Associação de Futebol da Madeira, na cerimónia de abertura do evento, que contou com a presença do magnífico reitor da Universidade da Madeira - Sílvio Fernandes, e o Coordenador Científico do Departamento de Educação Física e Desporto, Élvio Rúbio.



Os presentes, tiveram o privilégio de munir-se de conhecimento através das preleções de André Seabra - Diretor da Federação Portuguesa de Futebol para a Portugal Football Schooll com o tema "Formação de Agentes Desportivos". 



João Brito, fisiologista das Seleções Nacionais A Masculina e Feminina de futebol, e também elemento da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, ministrou conteúdos referentes à "Ciência Aplicada ao Futebol: Gerir o Risco e Prevenir Lesões".



Hugo Sarmento, formador da Universidade de Coimbra foi também um dos convidados, tendo versado conhecimento sobre "Identificação e Desenvolvimento de Talentos no Futebol". 



Antes do encerramento, Rui Mâncio - Formador da UEFA, Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol da Madeira nos Cursos de Treinadores, moderou o debate final, que teve a participação dos formadores convidados e elementos da plateia presentes. 



A Associação de Futebol da Madeira congratula-se pela cooperação com a Universidade da Madeira, que culminará em novas atividades formativas e desenvolvimento de projetos que visam a capacitação dos agentes desportivos madeirenses.


Fotografias e texto: Roberto Silva