A visão e junção de esforços da Associação de Futebol da Madeira, da Universidade da Madeira - pelo seu Departamento de Educação Física e Desporto, e da Ordem dos Advogados - através do seu Conselho Regional da Madeira, edificaram no "Seminário Direito e Gestão do Desporto - Direito do Desporto em Portugal - um olhar jurídico e ético sobre a função de árbitro de futebol".

Presidindo a sessão de abertura, o líder associativo Rui Marote acolheu os formandos(as) e interessados(as) conjuntamente com Catarina Fernando - Vice-Reitora da UMa, Artur Baptista - Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, Duarte Freitas - representante do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa, e Juan Gonçalves - representante da Direção Regional de Desporto.



Catarina Fernando, em representação da UMa, recebeu das mãos de Rui Marote uma lembrança da valorizada parceira entre as entidades.



Rui Garcia - Professor de Sociologia e Antropologia do Desporto na Universidade do Porto, tomou da palavra para evidenciar através da ética, a importância dos árbitros no desporto - com especial incidência no futebol, e da forma como o seu papel nos demais espectros da sua atuação não são justamente considerados.



Patrícia Sousa Borges - ex-árbitra e jogadora de futebol, agora Professora de Direito na Universidade do Minho, subiu ao púlpito para exponenciar a problemática da ausência do regime jurídico para os árbitros de futebol. Perante a plateia de alunos da UMa, e diversos árbitros e dirigentes da família da arbitragem regional, enalteceu o papel do árbitro de futebol e as consequências pessoais, laborais e sociais da sua atividade, não sendo a profissionalização com rigor, conhecimento e exigência crescentes devidamente reconhecidos pela legislação em vigor.



Antes do coffee break, Rui Marote - naquela que poderá ser a sua última representação associativa numa formação organizada pela AF Madeira, agradeceu a presença dos dois conferencistas com ofertas comemorativas.





Após o intervalo, o lançamento do livro "A Ética na busca dos limites humanos no Desporto", estruturado com a colaboração de diversos autores coordenados por Rui Garcia, teve a presença de José Lima - Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, de João Rodrigues - Diretor Regional da Juventude e embaixador da "Ética no Desporto", e de Francisco Fernandes - ex-Secretário da Educação.



Os trabalhos foram fechados com uma mesa redonda entre convidados, cuja reflexão e partilha debruçaram-se sobre "Condutas éticas em contexto de competição desportiva juvenil. dilemas e reflexões". Artur Batista, Patrícia Sousa Borges, Rui Marote, Anzhony Rodrigues - árbitro nacional madeirense, Francisco Sá - treinador de futebol, Luís Olim - ex-jogador de futebol, e José Manuel Henriques - pai de Carolina Rodrigues (internacional madeirense pelas categorias de formação), foram os protagonistas da exposição de visões e debate de opiniões.



A Associação de Futebol da Madeira - através do seu Presidente Rui Marote, agradece veemente à Universidade da Madeira e ao Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados pela cooperação na organização do seminário, que culminou no enriquecimento formativo, exposições de problemáticas e de posições, que elucidam e engrandecem o contributo dos(as) árbitros(as) no futebol e da ética no fenómeno desportivo regional e nacional.


Fotografias e texto: Roberto Silva