Os jogadores dos dois últimos classificados da Honra Regional colocaram toda a sua vontade e determinação sobre o reduto do Campo Adelino Rodrigues, presenteando os espetadores de ambas as coletividades com um emotivo jogo de futebol.

Antes do rolar da bola, Jorge Carvalho - Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Rui Marote - Presidente da Direção, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo e Eng.º Santos Costa entregaram as medalhas aos jogadores e oficiais das equipas finalistas, que durante a tarde deste domingo foram até ao Liceu para disputar o erguer do troféu da Prova Rainha do futebol madeirense.



Iniciada a partida após o apito de Carlos Pestana, ambas as formações demonstraram em campo a sua vontade de vencer. O CS Juventude Gaula demonstrou-se mais convicto, tendo ao minuto 17 rematado à barra da baliza camaralobense. Na passagem do minuto 25 da partida, a conjunto gaulês chegou-se à frente do marcador após golo de Milupa, tendo-se chegado ao intervalo com os "valentes gauleses" em vantagem. 



Após o descanso, embora a vantagem gaulesa, a ADRC "Os Xavelhas" não conseguiram na passagem dos primeiros minutos lutar pela igualdade no marcador. Após algumas alterações na equipa em jogo, a formação em desvantagem apresentou melhorias, conseguindo criar oportunidades. 



Durante a decorrência do 88.º minuto de jogo, a ADRC "Os Xavelhas" viu-se em desvantagem numérica em jogo, com a expulsão do capitão José Teixeira, aproximando o troféu ao espólio da formação gaulesa. 

Quando os adeptos do Juventude Gaula se preparavam para a festa verde e branca, uma falta em zona proibida premiou a formação camaralobense com um penálti, que seria convertido por Gilberto Santos, para loucura da massa adepta local.



Consumado o empate no tempo regulamentar, o prolongamento seguiu-se com mais emoção para os torcedores de ambas as coletividades. Tomás Abreu, durante o sétimo minuto do prolongamento, colocou a ADRC "Os Xavelhas" na frente do marcador pela primeira vez.



Os "valentes gauleses" fizeram jus à sua determinação, e a meio da segunda metade do prolongamento, igualaram a partida numa jogada de insistência, levando a decisão para as grandes penalidades.



O momento decisivo coube a Jimenez que defendeu a quinta e última grande penalidade de César Pontes, para gáudio da massa adepta verde e branca, que desta forma emotiva, colocou o clube no quadro de honra de vencedores da Prova Rainha do futebol madeirense: a Taça da Madeira.



O troféu foi entregue pelo Presidente da Direção Rui Marote, e Presidente da Assembleia Geral Eng.º Santos Costa.



Na próxima época desportiva, o CS Juventude Gaula disputará a Supertaça Regional frente à AD Machico, cabendo ainda a representação regional na Taça de Portugal PLACARD.



Fotografia e texto: Roberto Silva