Consumado o glorioso apuramento para a fase final, após uma reviravolta no marcador durante os últimos minutos da partida frente a Angra do Heroísmo, a Seleção da Madeira disputou durante esta tarde o primeiro dos dois embates de acesso à desejada final.

No mesmo grupo, durante a tarde de ontem - sexta-feira, as congéneres de Lisboa e Viseu empataram a um golo. 

Antes do rolar da bola do desafio frente a Viseu, o Presidente da Direção da AF Madeira trocou cumprimentos com o chefe da comitiva adversária, confirmando as boas práticas e excelente relacionamento entre as congéneres.



Iniciada a partida, embora a maior posse de bola da Seleção de Viseu, as oportunidades de golo não surgiram com a passagem dos minutos, sendo os madeirenses pacientes com a posse e circulação do conjunto adversário. Já depois dos 10 minutos de jogo, a Seleção da Madeira começou a subir de rendimento, sendo André Santos um dos obreiros com as suas subidas no corredor esquerdo.



Durante 15 minutos de ascensão insular na partida, as oportunidades de Cláudio Teixeira e Pedro Silva, não tiveram quaisquer efeitos no marcador. Na passagem do minuto 34 da partida, os viseenses viram-se reduzidos a 10 unidades em campo, tendo-se chegado ao intervalo sem que as redes das balizas tivessem sido visadas.

Depois do descanso, a Seleção da Madeira entrou determinada em aproveitar a superioridade de homens em campo. Pedro Silva logo aos 51 minutos teve a melhor oportunidade do jogo até ao momento, após ter driblado o guardião adversário, e de frente para a baliza ter permitido o corte relâmpago do defesa viseense.



Embora a superioridade madeirense ao longo dos seguintes minutos, a congénere continental adiantou-se no marcador na sequência de um canto, por Luís Almeida, durante o minuto 67 de jogo.



Até ao apito final, e com todas as "armas" em campo para poder pelo menos empatar a partida e adiar a decisão do acesso à final para o encontro frente a Lisboa, a Seleção da Madeira não conseguiu marcar, claudicando o acesso ao desejado jogo, que se jogará no domingo.

Às 11:00 de amanhã - sábado, o sintético do recinto António Coelho Trigueiros de Aragão receberá o jogo entre a Madeira e Lisboa, que decidirá o acesso de Viseu ou Lisboa à grande final. No outro grupo, o jogo entre Braga e Setúbal, decidira o outro finalista que disputará o acesso à fase europeia do UEFA Region's Cup


Fotografias e texto: Roberto Silva