A Seleção da Madeira, arredada da presença na grande final após a derrota frente a Viseu, disputou hoje frente a Lisboa o segundo compromisso da fase final frente a Lisboa.

Os madeirenses, a jogar pela honra e orgulho na representação do futebol insular, apresentaram-se em campo com o compromisso da vitória e determinação da melhor performance possível dentro das quatro linhas. Lisboa, após um empate frente a Viseu na primeira jornada da fase decisiva, teria que vencer a Madeira por dois golos ou mais para garantir a qualificação direta ao jogo de todas as decisões.

Antes do rolar do esférico, as relações institucionais entre as Associações de Futebol em jogo demonstraram-se excecionais, estando os representantes máximos em foco com a troca de cumprimentos e lembranças.



Emitido o apito para o início da partida, a Seleção de Lisboa demonstrou-se mais ofensiva nos primeiros minutos, embora sem grandes oportunidades de golo. Até ao primeiro golo da partida - na passagem do minuto 11 por Edney Ribeiro, André Santos e Pedro Silva já tinham tentado o primeiro tento pelas cores insulares.



O golo da congénere adversária não condicionou a resiliência e o foco insular, tendo os homens comandados por Humberto Fernandes, através das subidas - especialmente em contra-ataque por André Santos e Renato Vieira, demonstrado a vontade em marcar e inverter o resultado. 



Até à chegada do intervalo, embora a maior posse de bola da Seleção de Lisboa, o jogo esteve equilibrado, estando a Madeira à procura das oportunidades que não foram convertidas em golo.

Após o intervalo - e os primeiros minutos de equilíbrio, a Seleção de Lisboa por via de um canto na decorrência do minuto 63, conseguiu aumentar a vantagem para dois golos por João Job, colocando um "pé e meio" na final, que até ao momento seria frente a Setúbal.
Com a passagem dos minutos, o físico da Seleção de Lisboa impôs, concedendo o domínio da partida e a sequência de oportunidades de golo. As tentativas continentais tiveram pela frente o guardião Pedro Afonso que por diversas ocasiões demonstrou-se intransponível.



Até ao apito final, o resultado manteve-se inalterado, consumando-se o acesso lisboeta à grande final da fase nacional do Torneio Taça das Regiões. 

O acesso à fase europeia, será jogado frente a Braga, que após empate nos momentos finais frente a Setúbal, conseguiu o apuramento para o jogo de todas as decisões. O embate entre Lisboa e Braga, será às 13:00 deste domingo, no Campo de Jogos António Coelho Trigueiros de Aragão, e terá transmissão em direto no Canal 11.

Embora os dois últimos resultados menos positivos da "armada" madeirense, a representação insular desde o primeiro até ao último jogo, revelou-se prestigiante, estando os jogadores de parabéns pelo trabalho, entrega e determinação que os moveu e fez sonhar nos últimos dias. A Direção da AF Madeira, liderada por Rui Marote, agradece de uma forma particular e gratificante a todos os jogadores, aos seus Clubes e à equipa técnica comandada por Humberto Fernandes, que durante os cinco jogos do evento, colocaram a Madeira no espectro das melhores equipas de seniores amadores a nível nacional.


Fotografias e texto: Roberto Silva