A tarde de futebol juvenil foi iniciada com um play-off entre as Seleções da Calheta, Funchal I e Ribeira Brava.

Rolou a bola às 14:15 com o jogo entre as Seleções da Calheta e Funchal I. Os funchalenses, liderados por Nelson Silva, venceram a partida através do golo solitário de Edwin Santos a dois minutos do apito final.



De seguida, a Seleção da Calheta ficou em campo para "receber" a Seleção da Ribeira Brava e reeditar mais um dos dérbis do Oeste. Os atletas de Ivo Abreu levaram de vencida a partida com o resultado a ser consolidado na primeira parte com os golos de Alex Paulo e Francisco Pereira. Na segunda parte, Duarte Côrte, já perto do cair do pano selou o resultado favorável à Seleção "Visconde".



No último jogo do play-off para apuramento do 7.º ao 9.º classificado, as Seleções da Ribeira Brava e Funchal I anularam-se com um jogo sem golos.



Com os resultados conquistados, a Seleção da Ribeira Brava ficou posicionada no 7.º lugar, a Seleção Funchal I em 8.º lugar e finalmente a Calheta em último lugar.

Às 16:45, as Seleções do Norte e da Ponta do Sol bateram-se para tentar alcançar o 5.º lugar. O equilíbrio foi o mote da partida com o resultado empatado a um golo no final dos 30 minutos da primeira parte. Marcou pela Seleção do Norte o capitão Bruno Freitas. Pela Ponta do Sol, João Ponte. Para os restantes 30 minutos da partida, estava reservado mais dois golos, um para cada Seleção. Pelo Norte, averbou Rodrigo Atouguia e pela Ponta do Sol, José Ganança. No desempate através das grandes penalidades, a Seleção da Ponta do Sol, mais eficaz, aproveitou os desaires dos jogadores do Norte, conquistando a vitória.



As Seleções de Machico e Funchal II encontraram-se dentro das quatro linhas para disputar o acesso ao pódio. As Seleções de Tiago Ferro - Machico e de Marco Camacho - Funchal II proporcionaram uma partida intensa e emotiva aos presentes após a reviravolta no resultado conquistada pelos jogadores funchalenses. Após o golo do inevitável Afonso Gouveia, a Seleção de Machico chegou ao intervalo a vencer. Embora o resultado positivo para a Seleção de Machico, a preserverança e determinação dos jogadores do Funchal acabaram por vingar com a reviravolta no ativo através dos golos de Francisco Rodrigues e Gonçalo Andrade já perto do apito final de Dário Ferraz.



Na grande final, com resultados positivos e exibições de elevada qualidade durante a primeira fase, os jogadores das Seleções de Santa Cruz e Câmara de Lobos prometiam um jogo de elevada disputa e talento, o que veio a confirmar-se durante os 60 minutos de jogo.
A vitória de Câmara de Lobos foi construída com um golo em ambas as partes. José Barradas foi o homem do golo da primeira parte. Na segunda parte, Guilherme Moraes, aproveitou da melhor maneira uma saída desatenta de Duarte Barreto - guarda-redes de Santa Cruz e elevou a contagem para os camaralobenses. Durante a partida, a Seleção de João Paulo Câmara obteve diversas oportunidades para visar a baliza de Igor Jesus, mas a defesa, e o guardião de Câmara de Lobos mantiveram-se sólidos, premiando o conjunto de Alexandre Ferreira com a conquista do Torneio sem um único golo sofrido.



A arbitragem da final esteve a cargo de João Reis, Celso Fernandes e Ruben Correia, que demonstraram qualidade e segurança num jogo onde a emoção era uma constante dentro e fora de campo.

A festa fez-se pela segunda vez para a Seleção de Câmara de Lobos, e também para o Treinador Alexandre Ferreira que elevou a sua contagem pessoal para dois títulos no Torneio Intermunicípios, após ter vencido em 2016, também no Campo Adelino Rodrigues.


Com o objetivo de premiar as performances individuais e coletiva no que concerne ao fairplay, foram distribuídos diversos prémios e lembranças a todas as Seleções e equipas de arbitragem.

A equipa de arbitragem da final receberam as medalhas das mãos de Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira. As lembranças e diplomas aos jogadores foram entregues por Humberto Fernandes - Diretor Técnico da AF Madeira, José Spínola - Vice-Presidente Desportivo da AF Madeira e pelo representante da Câmara Municipal do Porto Moniz.



Igor Jesus, guarda-redes da Seleção de Câmara de Lobos, venceu o prémio "Guarda-Redes menos batido" após estar em campo durante 213 minutos sem sofrer nenhum golo. O prémio foi entregue por António Alves, em representação da Câmara Municipal do Funchal.



Afonso Gouveia, jogador da Seleção de Machico, venceu o prémio "Melhor marcador" com três golos apontados durante o torneio. Leonel Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Câmara de  Lobos, entregou o merecido prémio ao jovem jogador.



A Seleção da Calheta - representada pelo seu treinador Rui Andrade - venceu o prémio "Fairplay" reconhecendo mérito à performance imaculada dos jogadores e equipa técnica calhetenses que durante o decorrer da competição não obtiveram qualquer ação disciplinar por parte das equipas de arbitragem. Filipe Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, entregou a distinção.



O onze ideal do torneio foi escolhido por Luís Vieira, representante máximo da Vieira's Sports Law:
- Guarda-Redes: José Lourenço Caldeira (Santa Cruz);
- Lateral direito: João Diogo Coelho (Funchal II);
- Defesa Central Direito: Martim Freitas Castro (Santa Cruz);
- Defesa Central Esquerdo: Pedro Tomás Freitas (Funchal II);
- Lateral Esquerdo: Martim Gomes Silva (Funchal II);
- Médio Defensivo: Tomás Afonso Silva (Câmara de Lobos);
- Médio Direito: Francisco Sousa Silva (Câmara de Lobos);
- Médio Esquerdo: Diego Alejandro Fernandes (Santa Cruz);
- Extremo Direito: Afonso Abreu Gouveia (Machico);
- Extremo Esquerdo: José Gonçalo Costa (Santa Cruz);
- Ponta de Lança: Guilherme Moraes (Câmara de Lobos)



A Seleção de Câmara de Lobos recebeu o prémio de vencedor pelas mãos de David Gomes - Diretor Regional da Direção Regional de Desporto, finalizando a Cerimónia de Encerramento do Torneio que bisou proporcionar mais competição, momentos de socialização e aprendizagem aos nossos jovens, além de servir de base à equipa técnica regional para estudo dos jogadores que poderão integrar a Seleção da Madeira SUB-14 e representar as cores regionais no Torneio Lopes da Silva em 2022.

A Direção da AF Madeira agradece a todas as entidades parceiras -
Governo Regional da Madeira através da Secretaria da Educação Ciência e Tecnologia e Direção Regional de Desporto, Associação de Municípios da RAM, Câmaras Municipais, além dos patrocinadores - Empresa de Cervejas da Madeira com os seus produtos "BRISA Maracuja" a Água "Atlântida" que ajudaram a edificar a competição que em no mês de julho concede valores sociais e desportivos aos jovens jogadores madeirenses.

O ÚLTIMO DIA DE COMPETIÇÃO EM FOTOGRAFIAS

CALENDÁRIO FINAL
TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O TORNEIO


Fotografias e texto: Roberto Silva