Conhecido o vencedor da Taça da Madeira de Juvenis de Platina, os viscondes e alvinegros serviram-se do reduto do acarinhado Campo Adelino Rodrigues para traçar o seu destino no que refere a atribuição da Taça da Madeira de Juvenis de Ouro.

Antes do rolar do esférico, as três equipas em jogo receberam as medalhas referentes à sua participação na grande final, das mãos do Vice-Presidente Financeiro Luís Pita.

Consumado o apito inicial por parte de Tiago Fernandes, a vitória parecia fácil para o conjunto alvinegro comandado por Tiago Ferro. Os dois golos de Martim Pimenta e Gabriel Ramos até ao décimo minuto da partida antevia tons de goleada, que não se confirmaria com a passagem dos minutos de jogo. Durante o minuto 24 da partida, Nuno Silva assinou o primeiro golo do CD Ribeira Brava com um remate de belo efeito, embora a resposta alvinegra estivesse do remate de José Melim, restituindo a vantagem de dois golos à chegada do intervalo.
Após o descanso, a caminhada dos viscondes no marcador começou a verificar-se com o tento de Pedro Freitas ao minuto 53, estando reservado para o tempo de compensação o golo do empate por Gonçalo Andrade.
Através das grandes penalidades, embora a defesa do primeiro penálti pelo guardião visconde Daniel Macedo, a história do desempate teria contornos alvinegros, sendo consumada a vitória do Nacional por 4-2. 

O troféu foi entregue pelo Diretor da AF Madeira, José Manuel.


Fotografias e texto: Roberto Silva