Após o périplo de três dias por diversos recintos madeirenses com os jogos referentes à fase inicial, os relvados da Cidade de Machico acolheram os jogos que determinaram a classificação final do evento.

A tarde de competição foi iniciada no Campo Municipal Tristão Vaz com a realização do encontro entre as Seleções da Ribeira Brava e Porto Santo para definir o 9.º e 10.º classificado. A entrada relaxada dos jovens viscondes em jogo permitiu a construção do resultado confortável para as cores portosantenses. Com um resultado desfavorável em dois golos após o descanso, a mudança de postura dos ribeirabravenses não foi suficiente para inverter a tendência goleadora dos jovens da ilha dourada, tendo-se chegado à vantagem de cinco golos aquando do apito final.



Norte e Ponta do Sol mediram forças para conquistar o sétimo lugar da classificação final, tendo a Seleção nortenha vencido a partida com os golos de Luís Saldanha. Até ao final, a Ponta do Sol fez o tento de honra, através de um auto-golo do guardião Eduardo António.



A anfitriã - Machico, fechou a jornada de jogos no Tristão Vaz, com o compromisso frente à congénere Funchal I. A Seleção de João Paulo Câmara classificou-se na quinta posição da geral, por via de uma vitória conquistada com um golo na primeira parte e, finalmente o segundo, ao cair do pano. 

No Estádio de Machico, a Seleção mais jovem em competição - e que ao longo das partidas conquistou o respeito das Seleções adversárias pela positiva campanha dos jovens valores ao comando de Inês Fernandes, subiu ao reduto de jogo para disputar o bronze frente à congénere de Câmara de Lobos. O primeiro golo de Rui Faria antevia a festa calhetense, mas o empate por Henrique Castanho ainda na primeira parte, relançou a partida que seria decidida através das grandes penalidades. Os pontapés da marca dos 11 metros concederam a subida ao pódio aos jovens de Câmara de Lobos, após vitória por 4-5.



Santa Cruz e Funchal II demonstraram ser os merecidos finalistas fruto do empenho trespassado e jogo praticado para dentro das quatro linhas. O jogo de elevada entrega e carregado de emoção, confirmou-se ser um excecional espetáculo desportivo para o público que se deslocou até ao Estádio de Machico para apoiar as suas cores. Embora a perder por dois golos - assinados por João Afonso Sousa e Miguel Gomes, os jovens santacruzenses não desistiram da partida, tendo sido premiados pela sua perseverança. Henrique Luzia foi o capitão da missão vitoriosa, ao empatar a partida com dois golos ainda antes do intervalo. Já depois do descanso, Santiago Santos colocou Santa Cruz em vantagem pela primeira vez na partida, estando nos pés de Lourenço Viveiros o fecho do marcador favorável à história do Santa Cruz na prova, com a conquista pioneira do evento.



Todos os resultados do evento:


Rui Marote - Presidente da Direção da AF Madeira, representou a entidade que rege os destinos das tipologias de futebol madeirenses conjuntamente com o Vice-Presidente Desportivo José Spínola, na cerimónia de entrega de prémios. No certame, Juan Gonçalves representou a Direção Regional de Desporto, estando ainda a representação da edilidade local pelo seu Presidente Ricardo Franco, que estava também na qualidade de representante da parceira AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira. Mais entidades governativas fizeram questão de estar presentes pela representação das suas entidades. Jaime Silva pela CM Santa Cruz e Cláudia Canha pela CM Ponta do Sol. Raul Miranda - recentemente reconduzido na liderança da AD Machico, representou o filiado que ajudou a edificar a fase final do evento com a cedência das instalações desportivas e apoio logístico. 



Além de serem conhecidos os vencedores da prova, deram-se também a conhecer os premiados: João Afonso Sousa da Seleção Funchal II, foi considerado o melhor marcador do evento, sendo ainda o santacruzense João Afonso Freitas vencedor do prémio "Guarda-Redes menos batido".





A simpática Seleção do Norte venceu o prémio "Fair-Play", registando-se somente um cartão amarelo aos seus jogadores em todo o torneio. 



Todas as informações e estatísticas:
- ESTATÍSTICAS - X INTERMUNICÍPIOS - FASE FINAL

Vieira's Sports Law - parceira da AF Madeira na organização e promoção do evento, esteve representada por Sérgio Abreu, que deu a conhecer o "Onze Ideal" da décima edição do evento: Guarda-Redes Francisco Rodrigues - Câmara de Lobos, defesas Diogo Cortez e Daniel Teixeira - Funchal II, Santiago Santos e Roberto Neves - Santa Cruz, médios João Afonso Sousa e João Gonçalves - Funchal II, João Miguel - Funchal I e Martim Jardim - Câmara de Lobos. Os avançados Miguel Gomes - Funchal II e José Rodrigues - Câmara de Lobos.



Santa Cruz venceu a edição número 10 do torneio, que uma vez mais foi organizado pela Associação de Futebol da Madeira, conjuntamente com os seus parceiros - Governo Regional da Madeira por via da Direção Regional de Desporto e todas as entidades camarárias que apoiam a sua Seleção em prova, além da AMRAM, Empresa de Cervejas da Madeira pelo seu produto Brisa Maracujá e Vieira's Sports Law, cujos apoios são veemente agradecidos pela Direção da AF Madeira, encabeçada por Rui Marote.



Com a realização do evento o departamento técnico da AF Madeira brindou competição aos jovens valores madeirenses durante o período de férias letivas e interregno das competições, ficando os mesmos referenciados pelo Selecionador Regional Humberto Fernandes para os trabalhos da missão madeirense na edição 29 do Torneio Lopes da Silva, que irá realizar-se em junho de 2025, em Coimbra.

Fotografias e texto: Roberto Silva