A manhã de futebol sobre a areia dourada começou com o jogo de atribuição do 3.º e 4.º classificado. Fruto dos resultados das meias-finais, o Choupana FC e a AD Camacha bateram-se pelo último lugar do pódio desta Série Madeira. 
Os “camacheiros” venceram a turma do Choupana por 1-6. Marcaram pela Camacha André Marote com um hat-trick, Diogo Bettencourt, Vítor Santos e Edgar Freitas. O tento de honra do Choupana, e último golo do jogo, pertenceu a Mauro Sousa. 



Na grande final, o equilíbrio e a vontade de vencer foram predominantes. Os alvinegros entraram melhor na partida fruto do golo de Christian, embora durante o desenrolar do jogo o resultado nunca fosse confortável para a equipa do Nacional devido à pressão e raça da formação gaulesa. A determinação dos homens de verde atribuiu-lhes o empate a quatro golos, fazendo-os acreditar com a conquista do troféu, mas o golo de bicicleta de Saura, a pouco mais de dois minutos do fim repôs justiça ao marcador e selou o resultado final favorável ao Nacional em 5-4.



Na cerimónia de encerramento, estiveram presentes diversas entidades que ajudaram a erguer o projeto da realização da Série Madeira. A AF Madeira esteve representada por Luís Pita - Vice-Presidente Financeiro, o Governo Regional através de Roberto Silva, a Câmara Municipal do Porto Santo pela Vereadora Sofia Santos, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo por Nivalda Gonçalves e a Capitania do Porto Santo pelo Tenente Carvalho Paulos.



O CD Nacional, vencedor da Série Madeira será o representante madeirense na fase final do Campeonato Nacional de Futebol de Praia que acontecerá na Nazaré entre 6 e 8 de agosto, com três eliminatórias (quartos-de-final, meias-finais e final). Uma presença na final garantirá a presença da formação alvinegra no Campeonato de Elite de Futebol de Praia na próxima época. 

Os quatro filiados da AF Madeira participantes na prova - AD Camacha, CD Nacional, CS Juventude Gaula e Choupana FC, que se pautaram pelo fair-play e camaradagem em todos os jogos, assim como o quarteto de arbitragem composto por Marco Delgado, Marco Rebelo, Nuno Simões e Paulo Ornelas entram na história das competições da AF Madeira ao participarem na edição que se pretende regular nas próximas épocas. 

A AF Madeira agradece a todas as entidades que colaboraram para a realização desta prova pioneira - Direção Regional de Desporto através da Secretaria da Educação Ciência e Tecnologia do Governo Regional da Madeira, Câmara Municipal do Porto Santo, Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, Capitania do Porto Santo, Polícia Marítima do Porto Santo e à Empresa de Cervejas da Madeira através do seu produto “CORAL” - permitindo aos madeirenses praticar Futebol de Praia a nível federativo, também construindo bases para a implementação desta espetacular modalidade no planeamento das provas regionais para as próximas épocas.


Fotografias e texto: Roberto Silva