O Complexo Desportivo do Nacional recebeu a derradeira fase do XI Torneio Intermunicípios, numa tarde e final de sábado repleto de futebol.

Os 180 jogadores das 10 Seleções participantes estiveram em jogo pela melhor classificação possível no evento organizado pela AF Madeira.

No primeiro jogo da tarde, com vista o apuramento do 9.º e 10.º Classificado, a Seleção do Porto Santo levou de vencida a congénere da Ponta do Sol após vitória através das grandes penalidades. Com o resultado obtido, os jovens "profetas" posicionam-se em 9.º lugar.

Seguidamente, às 15:45, a Seleção do Funchal II, e da Calheta - orientada pela treinadora Inês Fernandes - mediram forças, tendo o emblema do oeste madeirense vencido a seleção funchalense. Com a vitória, a Calheta, conquista o 7.º lugar da classificação.

O apuramento do 5.º e 6.º classificado, conjugou a partida entre a Seleção do Norte - Municípios de Santana, São Vicente e Porto Moniz, e a vencedora em título: Santa Cruz. Os santacruzenses demonstraram os seus dotes, tendo vencido a partida frente à aguerrida Seleção do Norte por 0-4

A Seleção Funchal I e de Machico bateram-se pela subida ao pódio. Embora o primeiro golo funchalense, os jogadores de Machico deram a volta ao resultado e amealharam a terceira posição.

Já no Estádio da Madeira, palco do Nacional - representante madeirense na Liga Portugal Betclic, o invicto Câmara de Lobos e o surpreendente Ribeira Brava jogaram pelo erguer do troféu. O Câmara de Lobos, objetivando a terceira conquista da prova, e o Ribeira Brava em luta pela vitória pioneira, foram a jogo, nos 60 minutos mais importantes da competição. Embora o ascendente ofensivo da Seleção de Câmara de Lobos, a resposta capaz da defesa visconde adiou as decisões para a segunda parte do encontro. O inevitável Gonçalo Teixeira, com um golo de belo efeito, fez o golo da diferença, num momento em que se adivinhava a progressão no marcador por parte do Câmara de Lobos. Uma expulsão no conjunto de Alexandre Ferreira alavancou o desejo visconde, tendo os últimos minutos da partida presentado os espetadores no Estádio da Madeira com muita emoção e incerteza no resultado final.

Conhecidos os resultados e respetivas classificações, na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, ficaram-se a conhecer os vencedores dos títulos individuais - "Melhor marcador" e "Guarda-redes menos batido", os escolhidos para o "Onze ideal", e a Seleção ‘Fair-Play’.

Fernando Manuel Oliveira Martins - Presidente da Assembleia Geral, Ricardo Gonçalves - Vice-Presidente Financeiro, Flávio Silva - Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem, e Humberto Fernandes - Diretor Técnico, representaram a AF Madeira, tendo estado presentes Paulo Melim em representação da Direção Regional de Desporto, o Presidente Ricardo Franco da Câmara Municipal de Machico e a Vereadora Graciela Silva da Câmara Municipal do Porto Moniz.

Com 6 golos marcados, o câmaralobense Gonçalo Teixeira foi considerado o melhor marcador do evento, tendo o prémio sido entregue por Ricardo Gonçalves.

Os números decidiram, e Leonardo Frias com 0 golos sofridos em 221 minutos jogados, foi considerado o guarda-redes menos batido. Paulo Melim entregou o prémio ao jogador da Seleção de Câmara de Lobos.

Com um cartão amarelo em todo o torneio - tal como as congéneres do Norte, Ponta do Sol e Calheta, Funchal II venceu o prémio "Seleção Fair-Play", tendo o desempate da média de idades jogado a favor do conjunto funchalense.

O Gabinete Técnico da AF Madeira, que no decorrer do evento estudou a participação dos jogadores, escolheu para o "Onze Ideal": 

- Guarda-redes: Tiago Jesus - Santa Cruz
- Defesa: Santiago Coelho - Santa Cruz
- Defesa: Santiago Ferro - Santa Cruz
- Defesa: Gustavo Barros - Câmara de Lobos
- Defesa: Rodrigo Abreu - Câmara de Lobos
- Médio: Enrico Luzia - Funchal I 
- Médio: Luís Barros - Câmara de Lobos
- Médio: Lucas Pereira - Câmara de Lobos
- Avançado: Gustavo Meireles - Machico
- Avançado: Gonçalo Teixeira - Câmara de Lobos
- Avançado: Diogo Carvalho - Machico

No final, sob o relvado do Estádio da Madeira, a entrega do troféu ao capitão camaralobense por parte de Ricardo Franco, consagrou a Seleção de Câmara de Lobos, vencedora da edição 11 do Intermunicípios. 

Todos os resultados e calendário:
XI TIM - DADOS - 1.ª/2.ª/3.ª FASE
XI TIM - RESULTADOS - 19/07/2025

A Direção da AF Madeira agradece a todas as entidades que apoiaram a realização do evento - Direção Regional de Desporto, Câmaras Municipais, Empresa de Cervejas da Madeira através dos seus produtos "Atlântida" e "Brisa Maracujá", e Banana da Madeira, que durante 4 dias proporcionaram competição os jovens madeirenses no período de férias escolares, além de poderem demonstrar ao Gabinete Técnico da AF Madeira e Selecionador Regional Humberto Fernandes as suas qualidades para a possível convocatória à Seleção da Madeira SUB-14, representante madeirense na edição 30 do Torneio Lopes da Silva.


Fotografias e texto: Roberto Silva